Energia eólica ultrapassa 20 GW de capacidade instalada no Brasil

A energia eólica passa a marca de 20 GW de capacidade instalada, em 751 parques eólicos e mais de 8.800 aerogeradores. Há outros 965,89 MW em operação de testes, que devem entrar em operação nas próximas semanas, levando a energia eólica para 21 GW de capacidade instalada em breve. Até 2026, o País terá pelo menos 32 GW de capacidade instalada, considerando os contratos já assinados.

Os dados foram divulgados em novembro passado, pela ABEEólica – Associação Brasileira de Energia Eólica, instituição que reúne cerca de cem empresas da indústria eólica, incluindo fábricas de aerogeradores, de pás eólicas, operadoras de parques eólicos, investidores e diversos fornecedores da cadeia produtiva. Desde 2018, a eólica é a segunda fonte de geração de energia elétrica no Brasil e, em dias de recorde, já chega a atender cerca de 20% do País durante todo o dia e, em 2021, bateu o recorde de abastecer todo o Nordeste, durante todo um dia, por mais de uma vez.

“Se olharmos para o futuro, nossa previsão é que, até 2026, considerando apenas os leilões já realizados, teremos cerca de 32 GW. Estes são números que devem ser comemorados e podem ser ainda maiores, porque não captam completamente o bom desempenho do mercado livre, que vai se somando a esses valores conforme os novos contratos vão sendo fechados. E temos que lembrar que de 2018 a 2020 o ACL foi responsável por uma maior contratação que o ACR no caso de eólicas”, detalha Elbia. Abeeólica

Veja Também

Aprovado crédito para expansão do maior complexo de energia solar da América Latina

Empreendimento, em Minas Gerais, acrescenta 422MWp ao Complexo Solar Janaúba, elevando sua capacidade instalada para …