Programa do governo prevê aumento de biodiesel em 20% por litro de diesel até 2030

O presidente da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (APROBIO) Erasmo Carlos Battistella defendeu em audiência com o presidente da República Michel Temer as medidas de curto e longo prazo que o governo planeja para o setor de biocombustíveis. Nas de longo prazo, o empresário salientou a importância do RenovaBio, programa do Ministério das Minas e Energia voltado para a eficiência energética e a melhoria da qualidade do ar por meio da descarbonização – com o que o uso de biodiesel contribui com a redução de mais de 70% de emissões de gás carbônico – e o cumprimento das metas de redução de gases de efeito estufa assumidas pelo Brasil na Conferência do Clima das Nações Unidas em dezembro de 2015 em Paris, a COP 21.

No curto prazo, o presidente da APROBIO defendeu a antecipação do aumento da mistura do biodiesel no óleo diesel, com 9% por litro ainda este ano e 10% em 2018. A medida contribui para reativar usinas fechadas no Rio Grande do Sul, no Mato Grosso, em Tocantins e Ceará desde a estagnação do mercado, de 2010 a 2014, reaquecendo as economias regionais com a geração de empregos, renda e impostos municipais e estaduais.

Estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), da Universidade de São Paulo, mostra que o setor produtivo de biodiesel gera 113% mais empregos que o refino de diesel fóssil, sem concorrer com o derivado nacional de petróleo, mas com o importado, que gera empregos em outros países.

Battistella participou, juntamente com o diretor do Conselho da Associação, Alberto Borges de Souza, da reunião do presidente Temer com os presidentes de quatro frentes parlamentares do Congresso Nacional; Evandro Gussi (PV-SP), da Mista do Biodiesel; Alexandre Baldy (Podemos-GO), da Frente pela Valorização do Setor Sucroenergético; Nilson Leitão (PSDB-MT), da Agropecuária, e Jerônimo Göergen, (PP-RS), da Indústria de Máquinas e Equipamentos.

No início do dia, as quatro frentes parlamentares se reuniram na Câmara dos Deputados para apoiar o RenovaBio. A iniciativa prevê o emprego progressivo de biodiesel em até 20% por litro de diesel em 2030. O evento contou com a participação de representantes dos Ministérios de Minas e Energia, Meio Ambiente, Ciência Tecnologia Inovações e Comunicações, deputados e o senador Cidinho Santos. Pela APROBIO, além de Erasmo Battistella e Alberto Borges, esteve presente o diretor superintendente Julio Cesar Minelli.

 

 

Assessoria de imprensa

Veja Também

Combustível do Futuro é novo marco para incentivo à bioenergia

A sanção da Lei do Combustível do Futuro, na última terça-feira, 08 de outubro, pelo …