Durante os primeiros nove meses de 2018, as vendas do Grupo Danfoss aumentaram em 202 milhões de euros, totalizando 4,569 bilhões de euros – um crescimento de 8% em moeda local. A linha superior aumentou os lucros (EBIT) em 11% para 549 milhões de euros e o lucro líquido melhorou em 48 milhões de euros, chegando a 374 milhões de euros. Ao mesmo tempo, o Grupo Danfoss continuou seus investimentos significativos em iniciativas de crescimento e digitalização, mais recentemente com as duas aquisições de tecnologia da Artemis Intelligent Power e da AXCO-Motors.
“O foco crescente em solucionar a mudança climática faz com que nossas tecnologias de eficiência energética sejam mais relevantes do que nunca. Ao mesmo tempo, nossos clientes exigem sistemas cada vez mais inteligentes como, por exemplo, edifícios e supermercados, que aplicam nossas soluções digitais avançadas para usar menos energia e limitar o risco de perda de alimentos”, diz Kim Fausing, presidente e CEO.
O progresso foi generalizado, mas impulsionado principalmente pelo forte crescimento nos principais mercados da América do Norte, Europa e China. Nos últimos trimestres, os negócios norte-americanos da Danfoss acumularam um bom impulso, devido aos altos níveis de investimento em infraestrutura nos Estados Unidos. Em particular, o segmento de negócios Danfoss Power Solutions, que produz soluções hidráulicas e digitais para máquinas fora-de-estrada, tem experimentado alta demanda nos Estados Unidos. A recuperação da economia global levou a preços mais altos das matérias-primas e o Grupo Danfoss continua a repassar essas tarifas e novas tarifas impostas aos clientes.
Apesar do sólido momento de crescimento na Danfoss, os meses mais recentes indicam que a incerteza em alguns mercados cresceu devido ao atual ambiente geopolítico, e isso começou a se refletir em projetos postergados e impacto negativo na demanda.
“Em suma, vimos um bom crescimento nos primeiros nove meses e estamos mantendo nossas expectativas para o ano. Mas as nuvens que vemos no horizonte reduziram a visibilidade, principalmente devido ao crescente conflito comercial entre os Estados Unidos e a China, bem como o aumento da incerteza em outras áreas do mundo. Mas, ao mesmo tempo, as megatendências globais são tão fortes e a relevância de nossas soluções tão significativas que estamos mantendo nosso foco de longo prazo no fortalecimento da Danfoss. Continuaremos a investir em iniciativas de crescimento e novas tecnologias para criar a melhor base possível para o crescimento futuro.”
Principais números dos primeiros nove meses de 2018:
- As vendas cresceram 5%, alcançando 4,569 bilhões de euros (primeiros nove meses de 2017: 4,367 bilhões de euros), correspondendo a um crescimento de 8% em moeda local.
- O lucro operacional (EBIT) cresceu 11%, alcançando 549 milhões de euros (primeiros nove meses de 2017: 493 milhões de euros). A margem EBIT foi de 12% (primeiros nove meses de 2017: 11,3%).
- O lucro líquido melhorou 15%, alcançando 374 milhões de euros (primeiros nove meses de 2017: 326 milhões de euros).
Perspectiva para 2018 mantida
A Danfoss espera manter ou expandir sua participação de mercado, conservando a rentabilidade medida como margem no nível de 2017, após investimentos significativos em digitalização.
Sobre a Danfoss
A Danfoss desenvolve tecnologias avançadas que nos permitem construir um amanhã melhor, mais inteligente e mais eficiente. Nas cidades em crescimento, asseguramos o fornecimento de alimentos frescos e o melhor conforto em nossas casas e escritórios, atendendo à necessidade de infraestrutura eficiente em energia, sistemas conectados e energia renovável integrada. Nossas soluções são usadas em áreas como refrigeração, ar condicionado, aquecimento, controle de motores e máquinas móbeis. Nossa engenharia inovadora remonta a 1933 e hoje a Danfoss ocupa posições líderes no mercado, empregando mais de 27 mil e atendendo clientes em mais de 100 países. Somos uma empresa privada controlada pela família fundadora. Leia mais sobre nós em www.danfoss.com.br.