Divulgação

Entidades se unem para primeira pesquisa global sobre representatividade das mulheres

O Conselho Global de Energia Eólica (GWEC), a Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA) e a Rede Global de Mulheres para a Transição de Energia (GWNET) fizeram parceria na primeira Pesquisa Global de Gênero da Indústria Eólica. Esta pesquisa fornecerá novas idéias sobre os papéis e a representação das mulheres no setor eólico para promover a igualdade de gênero na transição energética. Todas as organizações e indivíduos do setor de energia eólica podem contribuir respondendo a pesquisa até 1 de novembro aqui.

A Pesquisa Global de Gênero da Indústria Eólica servirá como uma nova avaliação de referência da participação das mulheres na transição energética. Os dados coletados iluminarão a presença das mulheres em toda a cadeia de valor do setor eólico, participação em funções técnicas e não técnicas, acesso à políticas de gênero e percepções de preconceito de gênero.

Esses dados também formarão uma base crucial, para ajudar os formuladores de políticas e os líderes corporativos a tomarem decisões informadas sobre o aumento da diversidade e inclusão no setor eólico. Posteriormente, o GWEC e seus parceiros emitirão um relatório – o primeiro de seu tipo a fazer um balanço global da igualdade de gênero no setor eólico – que inclui recomendações e soluções em relação a quaisquer desafios sistêmicos, sociais e culturais enfrentados por mulheres que trabalham com energia eólica.

A Pesquisa Global de Gênero da Indústria Eólica segue o principal relatório da IRENA “Energia Renovável: Uma Perspectiva de Gênero” em janeiro de 2019, que constatou que 32% da força de trabalho de energia renovável era composta por mulheres. O trabalho realizado pelo GWEC e seus parceiros esclarecerá a participação das mulheres na indústria eólica e como os desequilíbrios específicos do setor podem se comparar ao setor mais amplo de energia renovável. (Agência ABEEólica)

Veja Também

Aprovado crédito para expansão do maior complexo de energia solar da América Latina

Empreendimento, em Minas Gerais, acrescenta 422MWp ao Complexo Solar Janaúba, elevando sua capacidade instalada para …