A conferência anual que debate os avanços das energias renováveis está em sua sexta edição. Interessados também podem submeter artigos científicos
Já estão abertas as inscrições para a sexta edição Smart Energy CI&Expo 2019, conferência internacional que apresenta as principais novidades e avanços do setor das energias sustentáveis no Paraná, no Brasil e no mundo. O evento acontece nos dias 19 e 20 de novembro, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), no Jardim Botânico, em Curitiba. As inscrições podem ser feitas no site www.smartenergy.org.br/ciexpo-2019/.
Serão debatidas a gestão de energia eficiência energética, fontes, smart grids e microgrids, smart cities, armazenamento de energia e veículos elétricos, temas que refletem o que há de mais moderno no setor elétrico mundial, segundo o Prof. Dr. Alexandre Aoki, coordenador da programação científica do Smart Energy CI&Expo 2019. “Os temas escolhidos endereçam assuntos diversos dentro das áreas e, para cada sessão técnica, está sendo convidado um especialista que trará uma visão moderna e aplicada do assunto. Com isso, esperamos reforçar o enfoque em aplicações práticas e projetos em operação que possam ajudar o Paraná a disseminar o uso dessas tecnologias”, afirma.
Ele explica que o Paraná já têm algumas dessas áreas mais desenvolvidas, como a gestão de energia e eficiência energética, impulsionadas pela Copel Distribuição através do Programa de Eficiência Energética, além das fontes alternativas de energia no estado já serem beneficiadas pela isenção do ICMS da energia injetada na rede pela micro e minigeração distribuída. Outro avanço é o projeto de lei do governo paranaense que propõe zerar a alíquota de IPVA de veículos elétricos. Contudo, outros setores ainda possuem entraves, tanto no Paraná quanto no Brasil, e é fundamental que o estado esteja inserido no debate. “Existem alguns assuntos que ainda não têm regulamentação nacional, como baterias e microgrid, porém há interesse no tema no âmbito de projetos de P&D Estratégicos da Aneel. É importante que o Paraná esteja preparado para seguir as tendências tecnológicas do setor elétrico e que o Legislativo do Paraná contribua com as regulações pertinentes às micro e minigerações que passarão a coexistir com a rede de distribuição”, observa o Prof. Dr. Aoki.
Especialistas confirmados
A palestra de abertura do evento será feita pelo diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Associação Brasileira das Agências de Regulação (Abar), Sandoval Feitosa Neto. Já estão confirmadas também as presenças de Gustavo Rafael Collere Possetti, gerente de Pesquisa e Inovação da Sanepar, que falará sobre energia limpa no saneamento ambiental; do superintendente de Smart Grid e Projetos Especiais na Copel, Julio Omori, que abordará o tema de smart grids; de Cícero Bley Junior, fundador e CEO da Bley Energias Estratégicas e Soluções, falando sobre o biogás e a política nacional do gás natural; do Zeno Luiz Iensen Nadal, da Copel, que abordará a questão dos veículos elétricos; e de André Telles, cofundador da Icities, que ministrará palestra sobre smart city. Também estarão presentes o Rafael Agusto Neves, do Centro de Negócios de Eficiência Energética (CNEE) da WEG, e Giovani Milanezi, que atua na Gerência de Engenharia de Operação Sul da Rumo, ambos falando sobre eficiência energética, além do Prof. Dr. Alexandre Aoki abordando as microrredes elétricas inteligentes, e o diretor de Pesquisa e Inovação do Tecpar, Rafael Rodrigues, para apresentar o programa Living Labs, que busca promover a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias inovadoras.
Submissão de artigos técnicos
A programação também inclui exposição e apresentação de artigos científicos, que podem ser submetidos até o dia 22 de setembro no site www.smartenergy.org.br. Os trabalhos devem ter o tema “Análise de dados: um debate interdisciplinar”, das subáreas fontes alternativa de energia (fotovoltaica, eólica e biomassa), gestão de energia e eficiência energética, smart grid, smart city, armazenamento de energia, veículos elétricos e microgrid. “Estamos dando um enfoque maior para trabalhos que apresentam resultados práticos e estão em operação, de forma a fomentar e motivar a inserção destas tecnologias no nosso setor de energia”, afirma Rafael Rodrigues, diretor de Pesquisa e Inovação do Tecpar, realizador do Smart Energy CI&Expo 2019.
Os trabalhos aprovados serão inseridos nos anais do evento e os artigos que atingirem o score acima de oito poderão integrar o periódico Brazilian Archives of Biology and Technology (BABT) − publicação científica do Tecpar.
Networking
Podem participar empresários, gestores públicos, membros de agências e entidades de governo, fabricantes, fornecedores, instaladores, consultores, professores, pesquisadores, estudantes e consumidores. Para Celso Kloss, diretor-superintendente da Paraná Metrologia, uma das organizadoras do Smart Energy CI&Expo 2019, o evento é uma oportunidade de maior interação entre todos esses setores. “Queremos estimular a interação entre a academia, instituições públicas e a iniciativa privada envolvidos no tema e promover cada vez mais o entendimento da utilização de fontes renováveis para geração de energia”, observa.
SERVIÇO: 6ª edição do Smart Energy CI&Expo 2019
Data: 19 e 20 de novembro
Local: Centro de Convenções da FIEP – Av. Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico
Mais informações e inscrições no site www.smartenergy.org.br