Empresas querem aumentar a eficiência dos projetos fotovoltaicos e reduzir em até 10% o tempo de retorno do investimento para os consumidores
Previsão é atingir 4 mil clientes ainda este ano com o sistema de telemetria e operação à distância de miniusinas em residências, comércios, industriais e propriedades rurais
Os consumidores brasileiros que possuem energia solar nas residências, comércios, indústrias e propriedades rurais passarão a contar com um serviço gratuito de telemetria e operação remota de desempenho dos sistemas fotovoltaicos instalados nos telhados e pequenos terrenos de residências, comércios, indústrias e propriedades rurais.
O novo serviço, inédito no Brasil, acaba de ser lançado pela PV Operation, empresa brasileira especializada em operação e manutenção de usinas solares, criada em 2019 pela ElektSolar, companhia que atua com capacitação e treinamentos para profissionais do mercado fotovoltaico nacional, em parceria com o Portal Solar, maior marketplace de equipamentos fotovoltaicos no País.
Até o final deste ano, o sistema gratuito de monitoramento e operação remota deve atingir e beneficiar cerca de 4 mil consumidores com sistemas de energia solar adquiridos no marketplace do Portal Solar. Na prática, a projeção é de que o novo serviço reduza o tempo de retorno do investimento em até 10% para os clientes (hoje, em torno de três a sete anos de payback).
A proposta da parceria é unir a experiência consolidada e a estrutura da PV Operation de operação remota de sistemas solares com o canal de vendas do Portal Solar, com mais de 6 mil itens fotovoltaicos, de fabricantes nacionais e internacionais.
A operação remota de pequenos sistemas será feita por meio de uma Central de Controle, operada por profissionais da PV Operation especializados em eficiência energética e desempenho de miniusinas de energia solar. Um software foi desenvolvido para ler as informações do inversor (conectado à internet) de cada conexão fotovoltaica ligada à rede elétrica.
O software mede, por exemplo, a produção real de energia do sistema fotovoltaico, a temperatura e eventuais superaquecimentos, um cabo que se desconecta e a sujeira acumulada nos painéis solares, entre outros itens de segurança. O sistema também registra o histórico de consumo e gera um alerta em casos de problemas detectados.
Para Siqueira Neto, CEO da PV Operation, o sistema de operação remota é um forte aliado do consumidor, à medida em que controla os diversos fatores que influenciam no desempenho de uma miniusina fotovoltaica instalada no telhado ou em um pequeno terreno. Sem custo para os clientes do Portal Solar, os usuários não precisarão mais acompanhar sozinhos o desempenho do sistema fotovoltaico”, comenta. “Sabe-se, por exemplo, que a sujeira responde por cerca de 20% da totalidade dos problemas relacionados com a eficiência da usina solar, mas existem diversos outros. Portanto, nossa proposta é oferecer inovação e agregar valor ao mercado”, acrescenta.
“Conseguimos medir com precisão a eficiência e o padrão de consumo de cada sistema, o que traz mais segurança e transparência para os consumidores, além de evitar inconsistências entre a energia gerada e injetada na rede e a leitura do relógio de luz pela concessionária de energia”, comenta Rodolfo Meyer, CEO do Portal Solar. “Em última instância, nosso foco é garantir a satisfação dos nossos clientes”, conclui.
Sobre o Portal Solar
O Portal Solar é o primeiro e maior portal especializado em energia solar do Brasil. O portal ajuda o consumidor a entender a tecnologia fotovoltaica, encontrar os melhores instaladores e produtos do mercado e oferece financiamento para compra de sistemas de geração distribuída.
Sobre a PV Operation
Fundada pela ElektSolar, empresa surgiu da necessidade da operação remota capaz de identificar problemas em usinas fotovoltaicas e realizar as intervenções necessárias. Com equipe formada por profissionais especialistas em energia solar, com a capacidade de atender a todas regiões brasileiras, a proposta é oferecer soluções completas que visem aumentar a eficiência dos sistemas fotovoltaicos. (Assessoria de imprensa)