Programa Acreditar Júnior, que proporciona qualificação profissional para atuação na agroindústria, já formou 462 jovens desde 2011 na região
O programa Acreditar Júnior da Atvos, segunda maior produtora de etanol do país, em parceria com o SENAI, está com inscrições abertas até o dia 25 de novembro para capacitar 40 jovens de Alto Taquari (MT), Alto Araguaia (MT) e Santa Rita do Araguaia (GO). Com foco na qualificação profissional e aprendizagem técnica, serão oferecidos dois cursos: Aprendizagem Industrial em Energia Sucroalcooleira (somente em Alto Taquari) e Operador de Manutenção Eletromecânica nas outras duas cidades.
Para se inscrever, o candidato deve residir nos municípios citados acima, estar matriculado ou já formado no ensino médio e ter entre 18 e 22 anos. Os currículos devem ser enviados para o e-mail: [email protected] com o título ‘Acreditar Júnior’ no assunto da mensagem. As entrevistas para a seleção serão virtuais devido a pandemia e o início das aulas está previsto para fevereiro de 2021.
“A agroindústria é um setor com alto potencial de crescimento e esperamos preparar os participantes para o mercado de trabalho, ampliando a possibilidade de inserção, principalmente para aqueles que buscam o primeiro emprego”, explica Chafick Luedy, gerente de pessoas e administração da Atvos.
O curso de ‘Aprendizagem Industrial em Energia Sucroalcooleira’ terá 1.920 horas de carga e busca desenvolver competências e orientar profissionais iniciantes sobre aspectos gerais do setor. Já a formação de ‘Operador de Manutenção Eletromecânica’, com carga de 1.470 horas, preparará o aluno para atuar na área de metalmecânica e eletrotécnica, em níveis de aprendizagem industrial. Ambos os cursos terão aulas teóricas e práticas.
Durante todo o programa, os participantes são avaliados para eventuais oportunidades de trabalho na empresa, conforme a necessidade das áreas, e passam a fazer parte do banco de talentos da Atvos. Na última edição do programa, 38 jovens se formaram, sendo que cinco foram contratados pela empresa que tem uma média de 30% dos aprendizes admitidos.
“Após o programa Acreditar Junior, que me deu um início de carreira, fui efetivada e consegui condições melhores para ter uma casa perto da babá do meu filho, tirar minha CNH, comecei um curso de engenharia de produção e estou guardando dinheiro para comprar um terreno e construir minha casa”, conta Paola Alves Martins, 20 Anos, Operadora Jr. Tratamento do Caldo.
O Acreditar Junior em Alto Taquari já formou 462 aprendizes desde 2011. No total, o projeto já formou mais de mil jovens aprendizes nos quatro estados onde a Atvos atua – Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
SERVIÇO – Inscrições Acreditar Júnior
Inscrições: Até 25 de novembro
Como: Enviar currículos com dados pessoais, RG, CPF, comprovante de endereço, carteira de vacinação, escolaridade e contatos para o e-mail: [email protected] e colocar o título ‘Acreditar Júnior’ no assunto da mensagem. (Assesoria)