De acordo com o Relatório Renewables 2022, da Agência Internacional de Energia (IEA), divulgado recentemente, nos próximos quatro anos haverá uma crescente demanda por biocombustíveis em todo o mundo. O estudo da IEA sinaliza que o crescimento no consumo será de cerca de 22% .
O percentual é equivalente a 35 milhões de litros anuais durante o período de 2022 a 2027. Brasil, Canadá, Estados Unidos, Indonésia e Índia devem atender em torno de 80% dessa demanda. Ainda de acordo com o Relatório, um terço da produção de novos tipos de biocombustíveis serão produzidos com resíduos de matérias-primas. Destaque para o biodiesel.
Dados da IEA mostram que em 2021, aproximadamente 70% do diesel renovável e do combustível sustentável de aviação (SAF, em inglês) foram de resíduos. A Agência Internacional de Energia avalia também que haverá uma aceleração de até 85% na taxa de aumento de fontes limpas daqui até 2027. Isso principalmente a crise energética global causada pela invasão da Ucrânia pela Rússia. No caso da geração de energia elétrica, a Agência prevê a utilização de renováveis aumente de 11% para 14% — quase 2.400 GW de capacidade — até 2027.
Canal-Jornal da Bioenergia