Ação na unidade mineira visa manter a excelência, com a aprimoração de práticas e desenvolvimento de pessoas
Com o objetivo de otimizar operações, promover uma gestão mais eficiente e realizar ações e treinamentos voltados aos colaboradores e a comunidade com mais humanização, a usina bioenergética CRV Industrial de Capinópolis criou o Grupo de Gestão Integrada em Campo (GIC). A unificação dos setores foi implementada para otimizar tempo, aprimorar o conteúdo programático e fortalecer o relacionamento humanizado entre a empresa, seus colaboradores e a comunidade.
A iniciativa reúne equipes de diferentes departamentos da empresa para atuar de forma colaborativa em ações e treinamentos voltados tanto aos colaboradores quanto às comunidades locais. O grupo foi formado em julho deste ano e reuniu a Gestão de Certificações & Qualidade, os Recursos Humanos, o Departamento de Treinamento & Desenvolvimento, o Ambiental, o Departamento Pessoal, o Ambulatório e a Segurança do Trabalho.
A ideia do GIC surgiu de uma parceria entre os setores de Recursos Humanos e Qualidade, que identificaram a oportunidade de integrar outros departamentos durante visitas ao campo. “Essa integração resultou em um grupo coeso, que facilita o cotidiano dos colaboradores ao levar soluções e serviços diretamente até eles, eliminando a necessidade de deslocamentos e tornando os processos mais ágeis e eficazes”, explica a Coordenadora de RH, Michelle Pereira.
Resultados e impacto no campo
Desde seu início, o GIC já realizou treinamentos diversos e implementou ações como o projeto “Aniversariantes do Mês”, que já existia na empresa e foi levado a campo em 2024. Além disso, o grupo tem visitado comunidades locais, para atender as demandas rapidamente e promover uma troca contínua de experiências entre os departamentos.
A união dos setores possibilitou soluções mais ágeis. “Quando alguém nos vê em campo, já associam nossa presença à resolução de problemas, como a entrega rápida de crachás e EPIs, além de esclarecimentos de dúvidas na hora”, afirma Tanandra Nunes, Analista de Qualidade e uma das líderes do GIC.
Comunicação interna e plano para o futuro
Para ampliar o alcance das ações e fortalecer a comunicação entre todos os colaboradores, o GIC também lançou um jornal interno, cujo objetivo é divulgar mensalmente as iniciativas realizadas em campo e com as comunidades. Além de destacar os treinamentos e ações externas, o jornal inclui uma página especial dedicada a depoimentos de colaboradores que receberam oportunidades de crescimento na empresa. “Queremos que todos tenham ciência das atividades mensais e do impacto positivo que estamos gerando”, explica Tanandra.
O jornal é distribuído inicialmente durante as reuniões de gestão e, em seguida, é disponibilizado para todos os setores da empresa, garantindo que os colaboradores estejam informados sobre as atividades desenvolvidas.
“Para os próximos meses, o GIC planeja continuar nesse ritmo de trabalho, na busca de novas oportunidades para expandir o projeto do jornal e desenvolver mais ações que beneficiem colaboradores e comunidades”, pontua Michelle Pereira. (Assessoria)