A Lei do Combustível do Futuro que cria programas nacionais de captura e estocagem de carbono, de diesel verde, de combustível sustentável para aviação e de biometano, também prevê maior mistura de etanol à gasolina (até o máximo 35%) e de biodiesel ao diesel (máximo de 25%). No caso da margem de mistura de etanol à gasolina passará a ser de 22% a 27%, podendo chegar a 35%. Atualmente, a mistura varia de 18% a 27,5% de etanol.
Mas antes da mistura ser efetivada é preciso cumprir uma etapa de testes. Neste sentido, o Ministério de Minas e Energia escolheu o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) para realizar os experimentos que já estão testando a viabilidade técnica sobre a possibilidade de aumentar a proporção para 30%. Caso os testes sejam satisfatórios e aprovados pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), a chamada gasolina E30 pode chegar ao mercado em abril deste ano
Testes
De acordo com Renato Romio, chefe da divisão de veículos e motores do IMT, pelo que se tem até agora não deverá haver problema nessa mudança. “O carro que aguenta 27% vai aguentar os 30%, não vai ser isso que vai dar uma diferença significativa na durabilidade. E outro ponto importante: apesar de os carros serem mais antigos, a gente usa etanol há muito tempo, de longa data, então os carros já saem de fábrica preparados para aguentar uma mistura de etanol na gasolina, não vai ser essa diferença de 3 pontos percentuais que vai influenciar na durabilidade do veículo”, disse ele em entrevista recente ao portal G1.
Canal-Jornal da Bioenergia