O município de Rio Verde, no Sudoeste de Goiás, irá sediar uma fábrica especializada na produção de biometano a partir da vinhaça da cana-de-açúcar. A iniciativa conta com o apoio do Governo de Goiás.
Durante o Invest Goiás, em Nova Délhi, evento que integrou a programação da Missão Índia, um memorando de entendimento sobre o assunto foi assinado pelo governador Ronaldo Caiado, por representantes de Rio Verde e da indústria indiana Raj Process Equipments and Systems. Caiado destacou a importância do acordo por mostrar ao Brasil e ao mundo que Goiás está na vanguarda da transição energética.
“O biometano é uma alternativa viável e sustentável, e esse acordo com a indústria indiana é mais um passo para consolidarmos nossa liderança nesse setor”, afirmou ele. O acordo faz parte de um movimento estratégico liderado pelo Governo de Goiás para fomentar o uso de combustíveis renováveis no estado. Com a previsão da chegada de 500 ônibus movidos a biometano para o transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia, a demanda por esse combustível limpo cresce, impulsionando investimentos como o da Raj.
Representante da indústria indiana Raj Process Equipments and Systems assinando acordo. Tratativas tiveram início em 2020. Com parceria formalizada, estudos técnicos serão realizados para viabilizar instalação da fábrica em Rio Verde
Descarbonização da matriz de transporte
Um desses ônibus já está em teste e, aos poucos, a frota será ampliada, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e promovendo a descarbonização da matriz de transporte.
A escolha de Rio Verde como sede da futura planta industrial não é por acaso. A região possui forte produção sucroalcooleira, com diversas usinas que geram vinhaça — subproduto da fabricação de etanol e matéria-prima essencial para a produção do biometano. Dessa forma, o projeto alinha crescimento econômico, inovação tecnológica e sustentabilidade ambiental.
As tratativas com a Raj começaram em 2020 e, com a parceria formalizada, os próximos passos incluem estudos técnicos para viabilizar a instalação da fábrica em Rio Verde.
Rio Verde foi escolhida para instalação da planta industrial da Raj porque possui forte produção sucroalcooleira, com diversas usinas que geram vinhaça – subproduto da fabricação de etanol e matéria-prima essencial para produção do biometano .
Referência para abastecimento de frotas
O objetivo é que, nos próximos anos, o biometano produzido no Sudoeste goiano seja referência para abastecimento de frotas em todo o país, impulsionando a economia verde e reduzindo impactos ambientais.
Atual prefeito de Rio Verde, Wellington Carrijo, sobre o acordo: “esse investimento traz oportunidades para a economia local, gera empregos e coloca nossa cidade na rota das soluções energéticas do futuro.”
O ex-prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, e o atual gestor do município, Wellington Carrijo, que estão na Índia e participaram da assinatura do memorando, celebraram o impacto positivo da iniciativa. “Rio Verde se fortalece como polo de inovação e sustentabilidade. Esse investimento traz oportunidades para a economia local, gera empregos e coloca nossa cidade na rota das soluções energéticas do futuro”, declarou Paulo do Vale.
Parceria
Já o atual prefeito destacou a importância da parceria. “Estamos trazendo inovação, desenvolvimento e sustentabilidade para nossa cidade. A instalação dessa indústria gerará empregos e fortalecerá ainda mais nossa economia, colocando Rio Verde na vanguarda das energias renováveis”.