A vocação brasileira em ter uma matriz energética com grande participação de fontes limpas e renováveis se confirma na forte expansão da participação do biodiesel entre os combustíveis utilizados no país. A produção de biodiesel atingiu em julho deste ano o volume de 68 mil bbl/dia, quantidade 10% maior do que a produzida no mesmo período de 2014 (62 mil m³). Os dados constam no Boletim Mensal de Energia, divulgado mensalmente Secretária de Planejamento Energético/Ministério de Minas e Energia. No acumulado do ano até julho, a produção do combustível atingiu 65 mil m³, que representa um crescimento de 21,3% em comparação ao mesmo período em 2014, quando foram produzidos no país 53 m³.
Adicionando o etanol, a demanda por biocombustíveis líquidos cresceu 14% no acumulado do ano, contra um recuo de 3,3% nos combustíveis líquidos fósseis. Assim, os biocombustíveis já chegam a uma proporção de 17% no total de combustíveis líquidos até julho.
Energias renováveis
A participação das energias limpas, como eólica, solar e biomassa na matriz energética continua em crescimento. Se estima que para 2015, 40,6% da matriz energética do país será composta por fontes renováveis, percentual superior ao verificado em 2014, de 39,4% . Se for considerada somente a matriz de oferta de energia elétrica, se estima para 2015 que 75,6% sejam de fontes renováveis, indicador um ponto percentual superior ao verificado em 2014. Ministério de Minas e Energia