A produção nacional de biodiesel alcançou 3,9 bilhões de litros em 2015, um crescimento de 15% em relação a 2014, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Esse resultado deve ser suficiente para manter o Brasil na 2ª colocação no ranking mundial de produtores de biodiesel, atrás apenas dos EUA, e reflete, em grande parte, mudança ocorrida na legislação há pouco mais de um ano, que determina participação mandatória de 7% de biodiesel no volume total de diesel comercializado no Brasil.
A região Centro-Oeste respondeu por 44% de todo o biocombustível fabricado, seguido das regiões Sul (39%) e Sudeste (7%).
A maior produção de biodiesel, assim como a queda no consumo total de diesel, da ordem de 5%, frente a 2014, levaram as importações de diesel fóssil a um recuo de aproximadamente 38%, também em comparação com 2014. Com isso, a participação do diesel importado no total de diesel vendido no Brasil caiu de 19%, em 2014, para 12%, em 2015, informa a ABIOVE.
Embora a produção de biodiesel tenha sido de 3,94 bilhões de litros, em 2015, os dados da ANP mostram que a indústria nacional tem capacidade instalada para produzir 7,3 bilhões de litros por ano. Isso significa que o Brasil poderia aumentar, imediatamente, a mistura de biodiesel para, pelo menos, B12 (12%).
Matérias-primas – Na participação das matérias-primas, o óleo de soja respondeu, em 2015, por 77% de todo o biodiesel fabricado em território nacional, seguido das gorduras animais (19%) e do óleo de algodão (2%).
Para atender a essa participação de 77%, foram destinadas, em 2015, cerca de 2,7 milhões de toneladas de óleo de soja para a produção de biodiesel, segundo estimativas da ABIOVE.
Preço de diesel e biodiesel – Na média de 2015, o preço do diesel S-10 à refinaria foi de R$ 2,04/litro, 6,4% inferior ao preço do biodiesel pago às usinas, que ficou em R$ 2,18/litro.
Estatísticas mensais – Mensalmente, a ABIOVE divulga um balanço das estatísticas do mercado de biodiesel. As planilhas, contendo informações de produção, importação, consumo, uso de matérias-primas, preços do biodiesel e do diesel mineral, no Brasil, podem ser obtidas no site www.abiove.org.br, seção Estatística. Assessoria de Comunicação da ABIOVE