O Leilão de Compra de Energia Elétrica Proveniente de Novos Empreendimentos de Geração (Leilão “A-5”) de 2016 será realizado no dia 29 de abril, de acordo com Portaria nº 42, do Ministério de Minas e Energia, publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (02/03), que alterou as diretrizes estabelecidas para o certame. A data anterior estava programada para 31 de março de 2016.
A alteração foi motivada pelas novas datas do Leilão de Transmissão ANEEL n° 13/2015, cuja primeira etapa está marcada para ocorrer em 13 de abril de 2016. As instalações de transmissão a serem leiloadas, com prazo de entrada em operação comercial até 2021, são importantes para a conexão de potenciais empreendimentos de geração vencedores no Leilão “A-5”, de 2016.
No Leilão “A-5” de 2016 serão negociados Contratos de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado (CCEAR), que atendem à maior parte da população, com início de suprimento em 1° de janeiro de 2021, com prazos de:
30 anos na modalidade por quantidade para empreendimentos a partir de fonte hidrelétrica;
25 anos na modalidade por disponibilidade para usinas termelétricas a carvão ou biomassa; e
20 anos na modalidade por disponibilidade para empreendimentos de geração a gás natural em ciclo combinado e para usinas a partir de fonte eólica.
Mais detalhes sobre o leilão pode ser obtidos aqui na Portaria MME nº 382, de 12 de agosto de 2015, que definiu as diretrizes do leilão. Assessoria de Comunicação Social Ministério de Minas e Energia
Tags energia eólica Leilão de energia
Veja Também
Bandeira amarela na conta de luz: quem assina energia limpa sofrerá com aumento?
O sistema de bandeiras tarifárias adotado pelo Brasil tem como objetivo sinalizar aos consumidores o …