foto ilustrativa

Morrinhos poderá sediar usina de energia solar da Kyocera

O governador Marconi Perillo se reuniu com o vice-presidente do Grupo de Energia Solar da Kyocera International, Hitoshi Atari, com a diretoria da Celg GT e com o secretário da Secima, Vilmar Rocha, para tratar da construção de uma usina solar em Goiás. A ideia é que a indústria seja instalada no município de Morrinhos.

“Estabelecemos parcerias no sentido de viabilizar a construção dessas usinas no território goiano. Já está em fase adiantada a implementação da primeira delas que, provavelmente, será no município de Morrinhos”, afirmou o vice-presidente da Celg GT, Bráulio Afonso Morais.

O secretário Vilmar Rocha destacou que a energia solar é prioridade do governo estadual, que trabalha fortemente para inseri-la na matriz energética de Goiás, com incentivos fiscais às indústrias. “Goiás, ao lado de São Paulo e Pernambuco, foi um dos primeiros estados a isentar de ICMS a produção e o consumo de energia de origem solar para micro e miniprodutores e consumidores. A miniprodução é para hospitais, shoppings, empresas, e a micro é basicamente para residências. O decreto regulamentando a isenção já está em vigor e isso tem atraído investidores para o Estado, como é o caso da Kyocera. Essa redução da carga tributária deve acelerar o processo de barateamento e popularização da energia solar. É o modelo do futuro”, declarou.

 

 

Gabinete de Imprensa do Governador de Goiás

Veja Também

Aprovado crédito para expansão do maior complexo de energia solar da América Latina

Empreendimento, em Minas Gerais, acrescenta 422MWp ao Complexo Solar Janaúba, elevando sua capacidade instalada para …