xr:d:DAD7r65-7FU:9482,j:8104626917559088783,t:23081113

ABHIC completa um ano de atuação em meio à evolução do Marco Legal do Hidrogênio

A Associação Brasileira de Hidrogênio e Combustíveis Sustentáveis (ABHIC) comemorou um ano de seu lançamento nesta quinta-feira (1) e vê o setor em plena evolução

 A Associação Brasileira de Hidrogênio e Combustíveis Sustentáveis (ABHIC) completou, nesta quinta-feira (1), um ano de atuação. No período, o Brasil deu importantes passos rumo à evolução do setor de hidrogênio renovável e de baixo carbono e seus derivados, em especial com a aprovação do Projeto de Lei referente ao Marco Legal do Hidrogênio por parte do Congresso Nacional. O PL foi sancionado nesta sexta-feira (2) pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com Sérgio Augusto Costa, presidente da ABHIC, “é com muito orgulho que comemoramos um ano de atuação da associação. A ABHIC é uma entidade que tem como foco atuar na implementação e na otimização das condições de mercado, tecnológicas e regulatórias do setor, e temos buscado esse objetivo desde o início. Como é um setor ainda novo, passamos por muitos desafios, mas ao mesmo tempo estamos muito otimistas com todo o potencial brasileiro para produzir e comercializar hidrogênio verde e seus derivados”.

Além de atuar nas discussões relacionadas ao Marco Legal do Hidrogênio, a ABHIC participou e apoiou inúmeros eventos nacionais e internacionais para contribuir com a as avaliações sobre o hidrogênio verde e seus derivados, como amônia, metanol e combustível sustentável de avião – SAF. No período, a associação participou ainda de reuniões com autoridades dos governos Federal e Estadual e contribuiu com reportagens na imprensa brasileira e internacional.

Outra característica da ABHIC é ter entre seus associados empresas nacionais e internacionais que atuem em toda a cadeia do hidrogênio e seus derivados (fornecedores de bens e serviços, produtores, transportadores e compradores do Hidrogênio e Derivados), em especial dos segmentos de energia, transportes, petróleo, mineração, siderurgia e químicos.

Atualmente, a associação conta com a COPEL, que atua na geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica, a CELEO, investidor internacional que participa ativamente do desenvolvimento, investimento e gerenciamento de ativos de infraestrutura (transmissão de energia e geração renovável), e a construtora ELECNOR do Brasil, que faz parte do Elecnor Group, de capital espanhol, e atua na construção de projetos de EPC de subestações, linhas de transmissão, de projetos de gás e de geração centralizadas de energias fotovoltaicas e eólicas.

São associados, ainda, a VILCO, com atuação  no mercado de Energias Renováveis por meio de serviços especializados em negócios, projetos e consultoria no setor elétrico, a Wärtsilä Brasil, empresa finlandesa que atua no desenvolvimento de tecnologias para o uso do Hidrogênio na geração de energia termoelétrica, e a Horse Cars, empresa criada em 2023, com sede em Londres, a partir da joint-venture entre o Grupo Renault, a Geely Holding e a Aramco, com foco no desenvolvimento, produção e fornecimento de motores de combustão interna e híbridos de baixa emissão e combustível alternativo para os setores automotivo e industrial.

A entidade é parceira, ainda, da Associação Alemã de Hidrogênio e Células de Combustível (DWV), a qual tem atuado por uma indústria sustentável de Hidrogênio desde 1996 na Alemanha, o maior mercado consumidor de Hidrogênio no mundo, da Mission Hydrogen, iniciativa que atua no compartilhamento de conhecimento sobre hidrogênio e no apoio a empresas, e da Renewables Academy (RENAC), um dos principais provedores internacionais de treinamento e capacitação em energia renovável e eficiência energética.

“Foi um primeiro ano de muito trabalho de toda a equipe ABHIC, incluindo diretoria e Conselho de Administração, junto às nossas associadas e parceiras, mas esse é só o começo. O setor ainda está se estruturando para atingir pleno desenvolvimento daqui a alguns anos. Estamos muito otimistas com relação ao futuro do hidrogênio renovável e de baixo carbono no Brasil, que certamente será uma potência mundial nesse quesito”, conclui Costa.

Sobre a ABHIC:

A Associação Brasileira de Hidrogênio e Combustíveis Sustentáveis (ABHIC) é uma entidade nacional, sem fins lucrativos, que tem como missão implementar e otimizar as condições de mercado, tecnológicas e regulatórias necessárias para o desenvolvimento do hidrogênio e dos combustíveis sustentáveis no Brasil.

A ABHIC representa não somente as empresas de Hidrogênio Verde, mas também as organizações que atuam com Hidrogênio Cinza, Marrom e Azul, ou seja, as empresas que utilizam hidrogênio produzido a partir de combustíveis fósseis, mas que são comprometidas em realizar a transição energética para a economia sustentável por meio do hidrogênio renovável e de baixo carbono.

A entidade é parceira da Associação Alemã de Hidrogênio e Células de Combustível (DWV), a qual tem atuado por uma indústria sustentável de Hidrogênio desde 1996 na Alemanha, o maior mercado consumidor de Hidrogênio no mundo. Conheça mais detalhes sobre a ABHIC acessando o site, LinkedIn, Instagram e Facebook da associação. (Assessoria ABHIC)

Veja Também

Cultivo da palma de óleo mantém floresta em pé e recupera áreas degradadas da Amazônia

Planta que dá origem a óleo vegetal mais consumido do mundo gera empregos e renda …