Biogás: governo federal avalia incentivos para o setor

A Associação Brasileira de Biogás e Biometano (ABiogás) iniciou diálogo com o governo federal para apresentar em detalhes o Programa Nacional de Biogás e Biometano (PNBB) desenvolvido pela associação. O objetivo é sugerir políticas públicas específicas que viabilizem o biogás e o biometano no Brasil. Em audiência com o Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, o presidente da ABiogás, Cícero Bley Jr detalhou a realidade atual do setor . “Saímos da reunião com o ministro convencidos que as energias renováveis em geral, e o biogás em particular, vão experimentar grande impulso neste semestre e no próximo ano”. Segundo Cícero, foi a primeira vez que um ministro de minas e energia se dispôs a ouvir as propostas da associação, se mostrando aberto e conectado com as energias renováveis e comprometido com o debate da diversificação da matriz energética nacional .

Na reunião, os representantes da associação apresentaram o documento com evidências científicas mostrando as vantagens do energético em usos múltiplos para a geração de energia elétrica, térmica e veicular. O programa tem também como destaque a necessidade de criação de leilões de energia, simplificação tributária e desonerações na cadeia produtiva de equipamentos para a produção de biogás e biometano.

“O PNBB pretende estabelecer condições específicas para que os investimentos no biogás e no biometano sejam atrativos para potenciais produtores e usuários e que se estabeleçam como fontes de energia seguras, oficialmente inseridas na matriz energética. O documento está nas mãos do governo”, afirma Cícero Bley, presidente da associação.

 

Canal-Jornal da Bioenergia

Veja Também

Observatório do Clima propõe redução de 92% nas emissões até 2035

Um estudo da rede Observatório do Clima aponta que o Brasil precisa reduzir em 92% …