Foto Ilustrativa

Brasil tem produção recorde de biocombustíveis

Levantamento recente feito pelo Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, mostra que a produção de etanol e biodiesel no Brasil totalizou quase 43 bilhões de litros no ano passado. Isso representa um recorde conforme divulgou o Ministério de Minas e Energia à Agência Brasil. No caso do etanol, foram 35,4 bilhões de litros produzidos. Isso é cerca de 80 milhões de litros a mais que em 2019, ano de maior produção até então. Já o biodiesel teve crescimento bem significativo com a produção impulsionada pelo aumento do percentual na mistura com o diesel comum. No ano passado, foram mais de 7,5 bilhões de litros.

Ao longo deste ano de 2024, a produção brasileira de biodiesel teve aumento de 20%, chegando a 7,5 bilhões de litros. Os dados são do Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis 2024, da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

No casao do etanol, No acumulado desde o início desta safra até começo de agosto, foram produzidos 15,69 bilhões de litros, sendo 9,95 bilhões de etanol hidratado e 5,74 bilhões de anidro. Os números são da UNICA.

Demanda crescente

No cenário futuro, o Brasil  deverá produzir aproximadamente 10 bilhões de litros de biodiesel em 2025. A estimativa é do presidente do Conselho Superior da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Juan Diego Ferrés.  “A produção acumulada de biodiesel no Brasil é de 77 bilhões de litros em 20 anos do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB). Essa produção acumulada significou 244 milhões de toneladas de soja esmagada,” afirma Ferrés.  Vale lembrar que hoje, o porcentual mínimo de mistura de biodiesel ao óleo diesel S10 é de 14% mas, passará para para 15%  no próximo ano.

Canal -Jornal da Bioenergia

Veja Também

Governo Trump e os biocombustíveis

A já conhecida política protecionista de Trump, que assumirá a presidência nos EUA no dia …