O empresário Celso Torquato Junqueira Franco foi reeleito para seu quarto mandato como presidente da UDOP – União dos Produtores de Bioenergia, cargo que exerce desde setembro de 2010. A eleição ocorreu em assembleia geral ordinária ocorrida no salão de eventos da Churrascaria Terra do Boi, em Araçatuba, São Paulo.
Para Junqueira Franco o novo mandato se reveste de novos desafios, “estamos num momento um pouco diferente dos anos anteriores, que é o momento de retomada, pelo menos da capacidade econômica do setor produzir a custos de produção alinhados com o mercado. Vamos entrar agora numa fase que não é de euforia, mas que teremos condições de algumas empresas, pelo menos, recuperarem parte do estrago que aconteceu com a crise”.
Com o melhor cenário, ainda segundo o presidente reeleito, os canaviais vão começar a ser renovados com uma periodicidade tecnicamente recomendada “e, com isso, vamos ter um ganho de produtividade. Esperamos que tenhamos uma redução de custos, bem como uma incorporação de tecnologia, para o aumento de nossa competitividade”.
Outra preocupação do setor, de acordo com Junqueira Franco, é o compromisso firmado pelo Brasil junto à COP 21. “O País assumiu o compromisso, ratificado nesta semana, de produzir,m dentre outras ações, em torno de 50 bilhões de litros por ano, e não vemos condições suficientes para que isso possa acontecer. É possível que tenhamos uma recuperação econômica do setor, mas que não abrange a todos. Parte das unidades não tem a menor condição sequer de pensar em se manter tecnicamente viável nos próximos cinco anos”, destacou Celso.
Ainda durante a assembleia o presidente da ABAG e da consultoria Canaplan, Luiz Carlos Corrêa Carvalho fez uma palestra sobre “O novo governo e as perspectivas para o setor dabioenergia”, pontuando os principais desafios do setor para a retomada dos investimentos e saída da crise.
A chapa eleita no início da tarde desta quinta-feira também é composta pelos seguintes diretores: secretário: Hugo Cagno Filho (Usina Vertente) e tesoureira: Marie Egashira (Raízen Energia). Na suplência da diretoria estão: Luís Antonio Arakaki (Alcoeste), para suplente de presidente; Ricardo Toniello (Virálcool), para suplente de diretor secretário; e Halley Pacheco Mestrinho (Rio Pardo), para a suplência de diretor tesoureiro.
Os titulares e suplentes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal também foram eleitos para a nova gestão, que se estende até setembro de 2018.
Agência Udop