Chuvas nos canaviais atingem o menor volume dos últimos 30 anos

Em março, as chuvas nos principais canaviais da região Centro-Sul ficaram abaixo da média dos últimos 30 anos. De acordo com o monitoramento do clima feito pela DATAGRO Consultoria, choveu 135,7 mm na média, índice 15,0% abaixo da normal climatológica. Apenas dois estados receberam chuvas acima da média: Paraná com 170,4 mm e Mato Grosso do Sul, com 193,7 mm.

Segundo a DATAGRO, abril é um mês chave para as condições do canavial que será colhido no fim da safra, pois chuvas bem distribuídas são essências para o bom desenvolvimento fisiológico das lavouras.

Até o dia 05 deste mês, choveu 23,1 mm na média nos canaviais do Centro-Sul, 71,8% abaixo do esperado para o mês todo. As precipitações ficaram concentradas em algumas regiões de São Paulo, Triangulo Mineiro, Sudeste de Mato Grosso e Sudeste de Goiás.

De acordo com a previsão do clima, poucas chuvas são esperadas para ocorrer até 18 de abril em Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso, além de parte do Estado de São Paulo. Para as demais regiões do Centro-Sul não há expectativa de chuva nos canaviais.

 

 

 

Datagro-Uagro

Veja Também

Déficit hídrico na cana-de-açúcar supera 1.000 mm nesta safra, aponta boletim do CTC

A safra 2024/25 vem sendo marcada por um cenário climático desafiador. No acumulado até agosto …