O Oeste do Paraná tem uma forte vocação para o agronegócio. Somente na avicultura, a região tem quase 100 milhões de aves (30% da produção estadual), de acordo com Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). E devido à abundância de resíduos da agricultura e dejetos gerados pelos animais a região tem um enorme potencial para o desenvolvimento e aplicação de tecnologias do biogás.
O Diretor-Presidente do Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás), Rodrigo Régis, vai apresentar cases revolucionários de produção e uso do biogás e biometano na região durante o IV Fórum do Biogás promovido pela Associação Brasileira de Biogás e Biometano (ABiogás) nos dias 17 e 18 de outubro de 2017 que acontecerá das 8h30 às 19h no Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE) em São Paulo (SP).
Um dos exemplos de sucesso mostrados será a Unidade de Demonstração de Biogás e Biometano, localizada dentro da Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional. A planta é a primeira do Brasil a utilizar como matéria-prima uma mistura de esgoto, restos orgânicos de restaurantes e poda de grama.
Mensalmente, ela pode tratar 10 toneladas de resíduos alimentares, gerados nos quatro restaurantes da área interna de Itaipu; 30 toneladas de poda de grama, provenientes dos 400 hectares de área verde da empresa; e 300 mil litros de esgoto, oriundos dos prédios administrativos.
Segundo Rodrigo Régis, um dos objetivos é provar ser viável a replicação de planta de biogás em todo o País com grandes vantagens ambientais, econômicas e sociais. “A tecnologia foi desenvolvida considerando as características e as necessidades do mercado nacional. Por isso, a planta tem viabilidade econômica para ser replicada seja em prefeituras, empresas, cooperativas ou complexos turísticos resolvendo os problemas de lixões, resíduos orgânicos e esgoto”, explica.
Para saber outras informações sobre a programação, valores e inscrição, entre no site www.forumdobiogas.com.br.
Serviço
IV Fórum do Biogás
Local: Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE). Av. Prof. Luciano Gualberto, 1289 – Butantã – São Paulo (SP)
Data e horário: dias 17 e 18 de outubro das 8h30 às 19h
Assessoria de imprensa