Como alcançar o objetivo do Acordo de Paris

Relatório divulgado no final de novembro pela Organização das Nação Unidas (ONU) mostra que, para alcançar os objetivos do Acordo de Paris até 2030, os países do G20 devem triplicar seus esforços no controle das emissões de gases do efeito estufa.

A ONU alerta ainda no documento que apesar de os países não estarem no caminho para cumprir as promessas climáticas, ainda é possível alcançar a meta para limitar o aumento de temperatura a 2° C ou 1,5 ° C. O Acordo de Paris foi assinado por 195 líderes mundiais em 2015 e prevê que países devem manter o aquecimento global abaixo de 2ºC, buscando limitá-lo a 1,5ºC. Sem a adoção de medidas que amenizem o aquecimento global, o aumento de temperatura pode chegar a 3° C até 2100.

Em 2017, as emissões de CO2 aumentaram depois de três anos de estagnação. As emissões anuais totais de gases de efeito estufa (GEE), incluindo as mudanças no uso da terra, alcançaram um recorde de 53,5 giga toneladas de dióxido de carbono equivalente (GtCO2e) em 2017, um aumento de 0,7 GtCO2  em comparação com 2016.

As emissões globais de GEE em 2030 precisam ser aproximadamente 25% e 55% mais baixas do que em 2017 para colocar o mundo em um caminho para limitar o aquecimento global. Em 2018, as emissões globais de dióxido de carbono devem subir novamente, segundo a Agência Internacional de Energia e o Global Carbon Project. Canal-Jornal da Bioenergia

Veja Também

Combustível do Futuro é novo marco para incentivo à bioenergia

A sanção da Lei do Combustível do Futuro, na última terça-feira, 08 de outubro, pelo …