Plantio em curva de nível

Conservação do solo canavieiro é tema de reunião no médio Paranapanema

No último dia 30 de novembro, aconteceu na Usina São Luíz, associada à União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) no município paulista de Ourinhos, a 34ª reunião plenária do Comitê de Bacia Hidrográfica do Médio Paranapanema (CBH-MP). Por ocasião do Dia Mundial do Solo, comemorado em 5 de dezembro, autoridades políticas, especialistas e representantes do setor sucroenergético aproveitaram a oportunidade para discutir técnicas agrícolas de conservação do solo e também de manejo que facilitem o processo de mecanização da colheita da cana.

Presidida pela prefeita de Palmital, Ismênia Mendes Moraes, que também coordena o Comitê, o encontro teve as presenças do assessor parlamentar Sergio Murilo, porta-voz do secretário Estadual da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Arnaldo Jardim, e do presidente da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp), Toshio Misato.

A UNICA, membro titular do CBH-MP, e que tem o Sindicato da Indústria da Fabricação do Álcool no Estado de São Paulo (SIFAESP) como suplente, também esteve no evento por intermédio das participações do seu consultor Ambiental e de Recursos Hídricos, André Elia Neto, e dos engenheiros Manoel B. Ribeiro de Andrade (Usina São Luis) e Maximiliam Borges Mariano (Raízen).

À convite da UNICA, dois professores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), Gerd Sparovek e Alexandre Franco, fizeram uma palestra intitulada “Novas Instruções de Conservação do Solo para o Estado de São Paulo”, trabalho coordenado pela pesquisadora do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Isabela C. De Maria.

Além de apresentações e debates, o evento, organizado pela Usina São Luís em parceria com a prefeitura de Canitar, contou em sua abertura com uma exibição da banda musical do Centro Cultural Irmãos Quagliato. O projeto de inclusão social, desenvolvido há nove anos por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), é mantido pela própria Usina Luiz, com incentivo da lei Rouanet e o apoio da Copersucar.

O Encontro também comemorou os 20 anos do Comitê de Bacia Hidrográfica do Médio Paranapanema do Estado de São Paulo, cujo o objetivo principal é gerenciar os recursos hídricos na região, em padrões de quantidade e qualidade adequados aos seus múltiplos usos. O comitê, com sede na cidade de Marília (SP), abrange uma área de drenagem de 16.749 quilômetros quadrados composta por 27 municípios paulistas.

Unica

Veja Também

Déficit hídrico na cana-de-açúcar supera 1.000 mm nesta safra, aponta boletim do CTC

A safra 2024/25 vem sendo marcada por um cenário climático desafiador. No acumulado até agosto …