Cooper-Rubi registra queda de 41,8% em incêndios em quatro anos

Os dados são de 2021 se comparados aos de 2018 da usina goiana

A Cooper-Rubi, usina localizada em Rubiataba, no Vale do São Patrício, em Goiás, registrou em 2021, 96 focos de incêndios, frente a 165 no mesmo período em 2018. Contudo, apesar do quantitativo dos incêndios, foram contabilizados apenas 1.822,17 hectares de cana queimada. Os números de ocorrências durante esse período foram decrescentes – 164 (2019) e 99 (2020).

Todos os focos de incêndio foram acidentais ou criminosos, já que a unidade não utiliza fogo em suas ações, todo o processo da colheita é 100% sem uso de fogo.

Para que isso aconteça a unidade sucroenergética conta com Plano de Prevenção e Combate ao Incêndio e com ações emergenciais, com treinamento e reciclagem das equipes nos períodos de entressafra, equipes de brigadistas e uma vasta frota de caminhões pipas para o combate aos incêndios.

Além disso, a usina desenvolve um plano de auxílio mútuo, em parceria com outras instituições como prefeituras e Corpo de Bombeiros para apoiar as comunidades em localidades próximas.

A usina possui Brigadas de Incêndios, no qual os colaboradores são capacitados e treinados constantemente. Além disso, todas as frentes agrícolas dispõem de caminhões pipa, que acompanham as atividades de colheita mecanizada e os serviços a quente, como solda.

É realizada a manutenção dos aceiros, que estão limpos e com metragem adequada para ajudar a conter a propagação do fogo e também é realizado o enleiramento de palhas para que, em caso de incêndio, seja realizado a contenção por meio de remoção de material combustível.

c

A usina faz a vigilância e monitoramento dos canaviais em torres com equipe de vigilância fixa 24 horas por dia, todos os dias do ano. Os recursos e equipamentos, como caminhões moto bombas, viaturas, caminhões de apoio e veículos emergenciais – são exclusivos para essas atividades e ficam estrategicamente alocados.

E ainda para conscientizar a população, a Cooper-Rubi desenvolve um trabalho de conscientização com os colaboradores e com a população sobre os riscos de fogo nos canaviais. Já que as chamas podem não apenas trazer prejuízos econômicos, mas prejudicar o solo e também a saúde da comunidade.

Caso aviste focos de incêndio, comunique:

  • Corpo de Bombeiros – 193
  • Ouvidoria – 0800 606-6115
  • Central Agrícola – 62 3325-6019⠀ (Assessoria de imprensa)

Veja Também

Autonomia energética nas indústrias: tecnologia híbrida para geração e armazenamento

Segundo dados da ABSOLAR, a energia solar no Brasil acaba de atingir um marco histórico: 50GW …