Divulgação Volvo

Diesel pode ser eliminados da frota europeia em 2030

A União Europeia determinou que as emissões de CO2 deveriam ser reduzidas em 40% em 2030, para que 2050 ser o ano em que o continente atingiria a neutralidade em carbono. Entre as fontes emissoras de dióxido de carbono, o setor dos transportes é o único que tem subido nos últimos anos, o que coloca sob o olhar atento da Comissão Europeia e deste conjunto de países.

A proposta da Dinamarca, apoiada por mais dez países europeus, consiste num plano A, em que a própria Comissão decide antecipar e banir os veículos com motores a combustão em 2030, com o plano B a permitir a cada país fixar os seus próprios objetivos nesta matéria ambiental, o que passará pela proibição dentro de uma década. Pelo menos, nestas 11 nações.

Acredita o ministro do Clima e Energia dinamarquês, Dan Jorgensen, que depois de um grupo de países antecipar a proibição, não faltarão outros que se queiram juntar a esta tomada de posição. E esta não é a primeira vez que a Dinamarca tenta banir os motores de combustão mais cedo. Em outubro de 2018, o Governo anunciou que decidiu banir o comércio de motores poluentes em 2030, mas teve que voltar atrás passados uns dias, porque à medida viola as regras da União. Além de atacar a vendas de carros novos com motor de combustão, a Dinamarca aproveitou para sugerir ainda à Comissão que cessasse a venda de carros que usem combustíveis fósseis.

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