Home appliances and energy efficiency ranking. 3d illustration

Eletrodomésticos: saiba quais são os que mais gastam energia

Você já parou para pensar em quais são os verdadeiros “vilões” quando o assunto é a conta de luz no final do mês? Muitas vezes, alguns eletrodomésticos que usamos diariamente podem estar contribuindo mais do que imaginamos para o aumento no consumo de energia elétrica.

E por falar em aumento, se você já estava achando as suas tarifas de energia caras, é importante que você acompanhe a leitura e confira as dicas de como economizar. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a conta de luz dos brasileiros deve sofrer um aumento médio de 5,6% em 2024.

Ano passado, em 2023, as previsões eram de que a conta de energia elétrica aumentasse 6,8%, mas o total registrado foi de 5,9% – um pouco abaixo do esperado.

Dito isso, saber quais são os responsáveis pelo aumento pode te ajudar a reduzir o consumo energético, e adotar práticas conscientes não só alivia a conta de luz, mas também contribui para um consumo mais sustentável.

Confira abaixo os cinco eletrodomésticos que mais consomem energia elétrica e algumas dicas para minimizar esses gastos!

Os eletrodomésticos que mais gastam energia elétrica e seus consumos

Geladeira

O coração da cozinha é também uma das maiores consumidoras de energia. Manter os alimentos frescos pode custar caro, já que necessita estar ligada durante 24 horas. Uma geladeira de duas portas frost free consome, em média, 56,88 kWh por mês.

Chuveiro elétrico

Photo taken in Petaling Jaya, Malaysia

Banhos longos não gastam apenas a água do planeta, como também elevam os valores de sua conta de energia e de água. O chuveiro elétrico é necessário, mas seu consumo pode ser alto em usos prolongados.

Seu gasto mensal pode chegar a 88 kWh com uso diário de 32 minutos. Reduza o tempo no banho e opte por temperaturas mais amenas para economizar.

Micro-ondas

Apesar da praticidade e da facilidade de utilizá-lo como um aliado para rotinas corridas, um micro-ondas de 25 litros, por exemplo, consome, em média, 13,98 kWh por mês se usado todos os dias por 20 minutos. Enquanto não estiver usando, deixe-o fora da tomada.

Fogão elétrico

Woman turning on the gas burner on the stove.

O fogão elétrico, ou cooktop, apesar de ser muito moderno, recém-incorporado nas cozinhas brasileiras e muito prático, ainda assim, gasta bastante energia. Se ele for utilizado durante uma hora por dia, em um mês terá consumido cerca de 68 kWh de energia.

 

 

Ar-condicionado

Segundo o Centro Brasileiro de Informação de Eficiência Energética (Procel), os aparelhos com potência menor ou igual a 9 mil BTU/h têm consumo mensal de 128,80 kWh, já um split maior do que 30 mil BTU/h utiliza 679,20 kWh – ambos usados por 8 horas em 30 dias.

Dicas para reduzir o consumo de energia desses aparelhos

Além de conhecer os vilões, é importante entender como podemos contê-los. Algumas dicas práticas incluem:

  • Manutenção regular dos seus eletrodomésticos;
  • Substituição dos modelos mais antigos por versões mais eficientes em termos energéticos;
  • Evitar deixar aparelhos em standby e desligá-los da tomada quando não estiverem em uso;
  • No caso da geladeira, evite deixar a porta aberta por muito tempo e mantenha ela longe do fogão, pois gasta mais energia para compensar o calor transmitido pelo outro equipamento;
  • Para reduzir o uso do ar-condicionado, opte por um ventilador ou pela ventilação natural das suas janelas em dias de temperaturas mais frescas. Evite usos desnecessários.

Veja Também

Mercado livre de energia ultrapassa 60 mil unidades consumidoras e 40% do consumo do país

Abraceel defende que todos os consumidores, incluindo os residenciais, tenham a opção de escolher o …