wind turbines in Oiz eolic park. Basque Country

Eólicas e solares iniciam operação comercial e adicionam mais de 92 MW ao SIN

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) liberou a operação comercial de usinas eólicas e solares fotovoltaicas, somando 92,51 MW, nos estados da Paraíba, São Paulo e Rio Grande do Norte.

Da fonte solar, poderá iniciar a operação comercial a UFV Pereira Barreto V com 35,91 MW de capacidade instalada, da EDP Renováveis, no município de Pereira Barreto, em São Paulo. Essa é a quinta usina do Complexo Solar da EDP, que teve a sua inauguração e as outras quatro plantas liberadas em outubro, com outros 167,6 MW de capacidade instalada.

Na Paraíba, o aval da Aneel foi para as eólicas da Neoenergia que possuem unidades geradoras com 3,465 MW de potência instalada, sendo elas: a UG2, da Ventos de Arapuá 1 ; as UG2 a UG4 e UG9, da Ventos de Arapuá 2 ; as UG2 e UG3, da Ventos de Arapuá 3 ; e das UG3 a UG5, da eólica Chafariz 4 .

Já no Rio Grande do Norte, foram liberadas as UG1 a UG5, de 3,55 MW cada, da eólica Filgueira II , e a UG10, de 4,2 MW, da eólica Ventos de Santa Martina 11 .

DRO

A Aneel também registrou o requerimento de outorga (DRO) da UFV Raio Solar (20 MW), localizada no município de Cuiabá, estado do Mato Grosso

Incentivos fiscais

O Ministério de Minas e Energia (MME), por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético, aprovou incentivos fiscais para novos projetos de geração de energia elétrica e de infraestrutura de transmissão, enquadrando-os no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (Reidi).

De geração de energia elétrica, foram enquadradas no Reidi os projetos das UFVs Aurora 54 a Aurora 70 , somando 697,71 MW de capacidade instalada no município de Arinos, em Minas Gerais. Os projetos, com término previsto para junho de 2023, possuem valor total de R$ 2.284.044.037,5 sem incidência de PIS/Pasep e Cofins.

Da Cteep, foi enquadrado o projeto de reforços em instalação de transmissão referente à subestação Registro , localizada no município de mesmo nome, no estado de São Paulo. Com previsão de término para novembro de 2022, o projeto tem custo total de R$ 173.041.443,65 sem incidência de PIS/Pasep e Cofins. Mega What

Veja Também

Aprovado crédito para expansão do maior complexo de energia solar da América Latina

Empreendimento, em Minas Gerais, acrescenta 422MWp ao Complexo Solar Janaúba, elevando sua capacidade instalada para …