Evento sobre etanol 2G e biorrefinarias muda formato para aproximar ciência e indústria

O Workshop on Second Generation Bioethanol and Biorefining é um dos mais importantes eventos no calendário do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), um dos quatro Laboratórios que integram o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). O evento chega este ano à sétima edição com significativas mudanças. As inscrições estão abertas de 15 de agosto a 10 de setembro e podem ser feitas por este link.  http://pages.cnpem.br/2gbioethanol/2017/07/18/registration-2017/

Marcado para acontecer nos dias 29 e 30 de novembro, em Campinas (SP), no Auditório do CTBE, o Workshop é aguardado como ponto de encontro de academia, centros de pesquisa e empresas do Brasil e do exterior. O evento é uma oportunidade para discutir os últimos avanços em etanol 2G e biorrefinarias e construir uma rede entre os principais players globais.

Formato revisado

A sétima edição traz um novo formato, com maior número de palestrantes, maior abrangência temática e ênfase na aproximação entre ciência e indústria, fomentando o diálogo para avanço da inovação e da Bioeconomia.

“O evento vem evoluindo a cada edição, respondendo à dinâmica do cenário de etanol 2G e biorrefinarias. Nesta edição a mudança foi mais significativa” explica Carlos Driemeier, pesquisador do CTBE e um dos organizadores do evento. “A indústria já está produzindo etanol 2G. É um novo nível de maturidade, que requer novas pontes entre ciência e indústria”, analisa.

Os palestrantes são criteriosamente convidados e nesta edição o evento conta com representantes de países como Finlândia, Holanda e Estados Unidos, além do Brasil. “Em todas as edições o cuidado na seleção sempre é o mesmo. Buscamos reunir importantes players envolvidos na temática do evento”, explica a pesquisadora Juliana Velasco, que integra a comissão organizadora do Workshop.

Sessões temáticas e palestrantes

As sessões do dia 29 de novembro – biomassa, pré-tratamento, hidrólise e fermentação alcoólica – cobrem as etapas de produção de etanol 2G.

No dia 30 de novembro, no período da manhã, as sessões abordarão novos produtos obtidos de biomassa, em especial materiais e químicos. Na tarde do dia 30 de novembro, a sessão de biorrefinarias 2G discutirá as experiências das novas biorrefinarias e a Mesa Redonda reunirá lideranças para discutir como acelerar a bioeconomia.

O evento conta com palestrantes confirmados de empresas chaves do setor: CTC, GranBio, Valmet, Novozymes, Lallemand, Petrobras, Amyris, Solvay, Braskem, Clariant, DSM e Raizen. Nas palestras científicas, podemos destacar palestrantes internacionais como Douglas Karlen (USDA, Estados Unidos), Xiaowen Chen (NREL, Estados Unidos), Orlando Rojas (Universidade de Aalto, Finlândia) e Luuk van der Wielen (Universidade de Limerick, Irlanda e TU Delft, Holanda).

Estudantes e apresentação de pôsteres

Estudantes podem apresentar o resultado de suas pesquisas na forma de pôster. O envio dos Abstracts e das demais informações deve ser feito durante o momento da inscrição. Tal qual nas edições anteriores, estudantes são isentos da taxa de inscrição.

“É uma ótima oportunidade para que novos talentos se apresentem para um público extremamente qualificado”, analisa Juliana Velasco. “Nós incentivamos alunos de pós-graduação a enviarem seus resumos e se inscreverem no Workshop”, acrescenta Driemeier.

Uma história de sucesso

Ao longo das suas seis edições passadas – a primeira aconteceu em 2010 – o Workshop soma mais de 600 participantes, compostos de jovens promissores e de lideranças consolidadas, do Brasil e do exterior. Segundo o Comitê Organizador, esta edição promete ficar marcada na história do Workshop. “Esperamos um excelente público”, adianta Juliana Velasco.

 

 

Divulgação

Veja Também

Etanol está mais competitivo em relação à gasolina em 8 estados e no DF

O etanol esteve mais competitivo em relação à gasolina em 8 Estados e no Distrito …