Divulgação Valec

Ferrovia Norte-Sul tem obras concluídas

A Ferrovia Norte-Sul  está finalmente pronta. A ferrovia, cuja obra foi iniciada em 1986,  tem 2.257 quilômetros. “A conclusão permite que três estados com forte produção de commodities – como soja, milho e algodão – tenham saída para seus produtos pelo mar. Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais ganham competitividade no momento de exportar seus produtos, seja pelo litoral da região Sudeste ou pelo Norte do país. Como resultado prático, desenvolvimento e geração de emprego para todo o novo corredor logístico”, explica o governo federal. Nos últimos quatro anos, a Rumo,  companhia concessionária da Ferrovia Norte-Sul, construiu três novos terminais em São Simão (GO), Rio Verde (GO) e Iturama (MG). Segundo o governo, a empresa investiu R$ 4 bilhões em obras de infraestrutura, terminais e material rodante. Outras obras de infraestrutura foram necessárias para concluir a ferrovia, como a construção de quatro pontes entre Goiás, São Paulo e Minas Gerais, centenas de quilômetros de trilhos e inúmeros pátios, como o que faz a ligação entre as Malhas Central e Paulista na cidade de Estrela D’Oeste (SP). A Norte-Sul pode ser considerada como uma espinha dorsal do sistema ferroviário brasileiro, atravessando o Centro-Oeste, Norte, Sudeste e Nordeste e conectando os portos de Itaqui (MA) e Santos, com trilhos operados por três concessionárias. De acordo com informações da Rumo, quatro terminais foram inaugurados para escoar a produção agrícola: São Simão (grãos e farelo de soja), Rio Verde (dois, sendo um de grãos e um de fertilizantes) e Iturama (açúcar VHP). A concessionária movimentou 4,1 milhões de toneladas de grãos (soja, farelo e milho) exportados por Goiás em 202

Canal-Jornal da Bioenergia

Veja Também

Crescimento da Irrigação no Brasil: Desafios e Perspectivas para o Futuro

A irrigação no Brasil tem se mostrado um elemento crucial para a garantia da produção …