Criado Fórum Iberoamericano Fotovoltaico

A criação do Fórum Iberoamericano Fotovoltaico, anunciado recentemente pela União Espanhola Fotovoltaica (UNEF), é um passo importante em prol do desenvolvimento da energia solar fotovoltaica na América Latina e na Península Ibérica.

A afirmação é do presidente-executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Dr. Rodrigo Sauaia. Segundo ele, o fórum contribuirá para a construção de cooperações, parcerias e sinergias entre as associações fotovoltaicas da região, permitindo o compartilhamento de conhecimentos e melhores práticas. “Os principais analistas de mercado apontam a América Latina como uma das regiões de maior potencial de crescimento para o setor nos próximos anos, com destaque para o Brasil”, comenta Sauaia.

“Como representante do setor solar fotovoltaico brasileiro, a ABSOLAR trabalhará em sintonia com as demais associações participantes, trazendo as experiências brasileiras e aprendendo com as dos países envolvidos, de modo a acelerar a adoção da tecnologia solar fotovoltaica nestas regiões”, acrescenta.

O Fórum Iberoamericano Fotovoltaico congrega sete associações do setor solar fotovoltaico da América Latina e Península Ibérica, representando os seguintes mercados: Argentina, Brasil, Chile, Cuba, Espanha, México, Portugal. O Fórum possui o objetivo de promover o desenvolvimento da energia solar nestas regiões, a partir da troca de experiências e consolidação de melhores práticas nacionais e internacionais.

Entre as primeiras atividades do Fórum Iberoamericano Fotovoltaico, estão previstas: a criação de uma plataforma para facilitar a comunicação e troca de conhecimentos entre as diferentes associações participantes; o compartilhamento e padronização de melhores práticas regulatórias, técnicas e políticas para o setor; bem como o desenvolvimento de atividades, eventos e iniciativas conjuntas em prol do desenvolvimento e da adoção da energia solar fotovoltaica.

Integram o grupo as seguintes entidades, conforme seus nomes em idioma local: Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR); Asociación Chilena de Energías Renovables (ACERA); Associação Portuguesa de Energia Solar Fotovoltaica (APESF); Asociación Mexicana de Energía Solar Fotovoltaica (ASOLMEX); Cámara Argentina de Energías Renovables (CADER); Sociedad Cubana para la Promoción de las Fuentes Renovables de Energía y el Respeto Ambiental (CUBASOLAR); e Unión Española Fotovoltaica (UNEF).

“O Fórum representa uma importante ferramenta para a estruturação de redes e sinergias institucionais, capazes de contribuir com solidez para a ampliação e o fortalecimento do setor solar fotovoltaico, a nível regional e internacional. Trata-se de uma iniciativa colaborativa que busca, em última análise, apoiar o esforço mundial na transição para uma economia de baixo carbono, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa e combatendo as mudanças climáticas, usando como ferramenta a energia solar fotovoltaica, uma tecnologia renovável, limpa e de baixo impacto ambiental”, comenta o presidente da ABSOLAR.

 

 

Absolar

Veja Também

Aprovado crédito para expansão do maior complexo de energia solar da América Latina

Empreendimento, em Minas Gerais, acrescenta 422MWp ao Complexo Solar Janaúba, elevando sua capacidade instalada para …