O Fórum Nacional Sucroenergético avalia que a aprovação e a implantação do RenovaBio se constituirão em incentivos relevantes para os biocombustíveis, permitindo o avanço das energias renováveis no Brasil.
O projeto do RenovaBio, que está sendo apreciado hoje, no plenário da Câmara dos Deputados, representa um compromisso com o desenvolvimento de iniciativas de sustentabilidade e preservação ambiental, fundamentais para o cumprimento até 2030 das metas firmadas no Acordo de Paris. Metas que foram inclusive ratificadas pelo governo brasileiro.
O Fórum Nacional Sucroenergético apoia e entende a iniciativa como um impulso relevante ao desenvolvimento da produção de Biocombustíveis no Brasil e defende que metas para elevação do uso de biocombustíveis sejam determinadas a partir dos compromissos de descarbonização assumidas pelo país.
Importante ressaltar que, o RenovaBio estimula a eficiência da produção, com ganhos de produtividade e ainda valoriza os biocombustíveis nacionais, dando previsibilidade à segurança energética e assegurando investimentos em inovação tecnológica. Além disso, a nova realidade que virá com o Programa em vigência, irá permitir a interiorização do desenvolvimento e a tão urgente retomada de investimentos no setor, com geração de emprego e renda.
Neste cenário, o RenovaBio ainda trará benefícios para o meio ambiente e para a saúde pública, pois ajudará a diminuir a emissão de gás carbônico. O Projeto não é uma renúncia fiscal e nem tão pouco uma política de subsídios e não prevê a criação de novos impostos.
RenovaBio – Compromisso com melhores tempos para o Brasil, com mais energia limpa e renovável!
André Luíz Baptista Lins Rocha
Presidente do Fórum Nacional Sucroenergético
Tags biocombustíveis RenovaBio
Veja Também
Artigo/Produção de bioinsumos on-farm
Por Décio Luiz Gazzoni, pesquisador da Embrapa Soja, membro da Academia Brasileira de Ciência Agronômica, …