Geada atinge milho, feijão, hortaliças e cana

A massa de ar polar que atua no Centro-Sul do Brasil causou na manhã de terça-feira (26), geadas fracas em áreas de milho, feijão, cana e hortaliças. De acordo com a Somar Meteorologia, Palotina (PR), importante produtor de milho, registrou temperatura mínima de 3,3 °C.

Em Toledo (PR), cidade produtora de milho, a mínima alcançou 3,1 °C. Em Ponta Grossa (PR), áreas de feijão e hortaliças foram levemente afetadas, com 3,1 °C de temperatura. Houve registro também em Ituverava (SP), com 3,4 °C.

Em Minas Gerais, a estação meteorológica da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) registrou 3,4 °C de temperatura mínima. Porém, em outras regiões de café, as temperaturas foram mais elevadas.

“No geral, foram geadas fracas, com pouco dano. A Embrapa afirma que abaixo de 4 °C já há potencial para geada, mas as danosas para as culturas são as que ficam em 1 °C para menos”, explica o agrometeorologista Celso Oliveira.

A Somar diz que a madrugada desta quarta-feira (27), será a mais fria da semana, com potencial de maiores prejuízos em áreas de hortaliças e feijão do Paraná e sul de São Paulo. No restante das regiões, se houver geada, elas serão fracas.

Enquanto isso, o tempo continua seco no Sul do Brasil e a partir do fim de semana, diminui o risco de geada. No domingo, 30, as chuvas voltam ao Rio Grande do Sul e depois avançam para Santa Catarina e Paraná. Canal Rural

Veja Também

Déficit hídrico na cana-de-açúcar supera 1.000 mm nesta safra, aponta boletim do CTC

A safra 2024/25 vem sendo marcada por um cenário climático desafiador. No acumulado até agosto …