Goiás Agora

Goiás é pioneiro em construir casas populares com energia fotovoltaica

O Governo de Goiás criou o Casa Solar, projeto que e instalou sistemas de energia solar fotovoltaica em 1.200 unidades habitacionais goianas. A iniciativa é da Agência Goiana de Habitação (Agehab). O Casa Solar é capaz de gerar até 70% de economia na conta de energia das famílias beneficiárias. Alto Paraíso, no Nordeste goiano, e Pirenópolis, na Região Central do Estado, foram os primeiros municípios a receberem o benefício.

Em Alto Paraíso foram instaladas 40 unidades. Já em Pirenópolis, cidade histórica que também integra o roteiro turístico de Goiás, a Agehab implantou o sistema de energia fotovoltaica em 146 moradias. Cada uma delas recebeu uma placa e a estrutura pronta para instalação de outra no futuro.

Com a entrada em funcionamento desses dois pilotos, Goiás passa a ser o Estado pioneiro em adoção de energia fotovoltaica em unidades unifamiliares e também em número de residências. Na primeira etapa são quatro municípios beneficiados: Alto Paraíso, Pirenópolis, Caçu e Palmeiras de Goiás.

O investimento na implantação dos sistemas é de R$ 3 mil por unidade habitacional, em Cheque Mais Moradia, modalidade Reforma/Melhoria. A ação ajuda a popularizar a tecnologia e colocá-la à disposição de famílias de baixa renda, com atendimento em escala, fato que tem atraído as empresas do setor para o filão das moradias de interesse social. (Canal – Jornal da Bioenergia com dados da assessoria de imprensa do Governo de Goiás).

Veja Também

Aprovado crédito para expansão do maior complexo de energia solar da América Latina

Empreendimento, em Minas Gerais, acrescenta 422MWp ao Complexo Solar Janaúba, elevando sua capacidade instalada para …