O Governo de Goiás criou o Casa Solar, projeto que e instalou sistemas de energia solar fotovoltaica em 1.200 unidades habitacionais goianas. A iniciativa é da Agência Goiana de Habitação (Agehab). O Casa Solar é capaz de gerar até 70% de economia na conta de energia das famílias beneficiárias. Alto Paraíso, no Nordeste goiano, e Pirenópolis, na Região Central do Estado, foram os primeiros municípios a receberem o benefício.
Em Alto Paraíso foram instaladas 40 unidades. Já em Pirenópolis, cidade histórica que também integra o roteiro turístico de Goiás, a Agehab implantou o sistema de energia fotovoltaica em 146 moradias. Cada uma delas recebeu uma placa e a estrutura pronta para instalação de outra no futuro.
Com a entrada em funcionamento desses dois pilotos, Goiás passa a ser o Estado pioneiro em adoção de energia fotovoltaica em unidades unifamiliares e também em número de residências. Na primeira etapa são quatro municípios beneficiados: Alto Paraíso, Pirenópolis, Caçu e Palmeiras de Goiás.
O investimento na implantação dos sistemas é de R$ 3 mil por unidade habitacional, em Cheque Mais Moradia, modalidade Reforma/Melhoria. A ação ajuda a popularizar a tecnologia e colocá-la à disposição de famílias de baixa renda, com atendimento em escala, fato que tem atraído as empresas do setor para o filão das moradias de interesse social. (Canal – Jornal da Bioenergia com dados da assessoria de imprensa do Governo de Goiás).