Goiás vai investir em energia solar

A extensão da produção de energia solar no Estado de Goiás foi anunciada como nova meta de gestão. A novidade foi divulgada na quarta e última reunião do ano do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Minas e Energia, realizada no dia 1º de dezembro em Goiânia.

De acordo com o governador do Estado, Marconi Perilo, os projetos voltados para a captação de energia, a partir de fontes renováveis já estão em estudos pela empresa Jalles Machado, em Goianésia, que tem experiências com o desenvolvimento de tecnologias no setor.

Um dos palestrantes do evento, o diretor executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Sauaia, destacou o potencial da modalidade em Goiás. Para o ele, a produção de energia captando a radiação do sol por meio de placas instaladas em telhados, apesar de um investimento inicialmente alto – que varia entre R$ 5 a R$ 25 mil para uma família de quatro pessoas – a longo prazo pode sair mais barato que pagar a eletricidade produzida por terceiros.

Marconi ressaltou que o Estado não tem vocação para produzir energia eólica, mas tem muita condição para investir na solar. “Temos muito sol em mais de oito meses ao ano”, explica.

O objetivo do encontro, que contou com a presença dos secretários estaduais, além do diretor geral do Operador Nacional do Sistema elétrico, Hermes Chipp foi discutir o uso racional e os diferentes tipos de energia, com ênfase na solar.

Cejane Pupulin- Canal-Jornal da Bioenergia

 

Veja Também

Aprovado crédito para expansão do maior complexo de energia solar da América Latina

Empreendimento, em Minas Gerais, acrescenta 422MWp ao Complexo Solar Janaúba, elevando sua capacidade instalada para …