Os dados da Usina Iracema produtora de etanol do Grupo São Martinho foram colocados em consulta pública para certificação do Renovabio. De acordo com o processo divulgado, a empresa usou dados primários e está certificando uma produção de 1,608 milhões de toneladas de cana-de-açúcar em uma área de 26,5 mil hectares. A produção obteve a nota de eficiência energética de 66,3 gCO2e/MJ, o que equivale a uma redução de 76% de emissões de gases de efeito estufa em relação à gasolina.
A consulta pública tem duração de 30 dias e detalha as informações auditadas pela Certificadora Green Domus. Finalizada essa etapa, a empresa deverá ser habilitada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para emissão dos créditos de dercarbonização (CBios).
A consulta pública visa dar transparência à certificação e é um dos procedimentos que compõe o processo definido pela ANP na Resolução nº 758 de 2018, publicada em novembro de 2018, para a obtenção do Certificado de Produção Eficiente de Biocombustível.
“Esse é mais um movimento que evidencia o comprometimento das associadas da UNICA para garantir a participação no RenovaBio e a efetividade do programa na descarbonização da matriz brasileira de transporte”, explica Luciano Rodrigues, responsável pelo departamento econômico da UNICA.
Para mais informações sobre o RenovaBio, a certificação e as empresas credenciadas, acesse o site da ANP. em http://www.anp.gov.br/biocombustiveis/renovabio
Unica