Erasmo Carlos Battistella é um dos líderes do agronegócio brasileiro, referência na área da bioenergia,
e está à frente de uma das maiores empresas de biodiesel no país. Blog será o primeiro do país especializado nos biocombustíveis HVO e SPK.
Pioneiro na produção de biodiesel no Brasil, o empresário Erasmo Carlos Battistella lança o blog “Biocombustível Avançado”. Seu objetivo é ampliar o debate e o conhecimento sobre os novos biocombustíveis, como o HVO (para transporte de cargas e de passageiros) e o SPK (querosene renovável de aviação), que são ainda pouco conhecidos no Brasil, mas que despontam como grandes aliados no combate ao aquecimento climático e à poluição nas grandes cidades do planeta.
“Decidi criar esse blog porque sentia a necessidade de aumentar o debate sobre os biocombustíveis feitos à base de óleos residuais (UCO), gorduras animais e óleos vegetais com impressionante impacto na redução da poluição e consequentemente na saúde da população”, conta o empresário. O ECB Group, de Battistella, está à frente do Omega Green, complexo para produção de HVO e SPK no Paraguai, com investimento estimado em mais de US$ 800 milhões. Será a primeira planta de combustíveis renováveis de segunda geração do Hemisfério Sul.
A maior parte da produção do Omega Green será voltada à exportação para países signatários do Acordo de Paris, que precisam acelerar a redução das emissões de gases de efeito estufa por meio da substituição dos derivados de petróleo. O projeto tem apoio do governo paraguaio.
Battistella fundou a empresa BSBIOS em abril de 2005 para produzir biodiesel, instalando uma moderna planta localizada estrategicamente em Passo Fundo (RS), perto da produção de suas principais fontes de matéria-prima. Com outra planta, em Marialva (PR), a BSBIOS se tornou a maior produtora de biodiesel do Brasil, segundo dados publicados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Foi a primeira empresa do país a exportar biodiesel e mantém relações comerciais com 32 países. O faturamento no ano passado atingiu R$ 3,34 bilhões, com crescimento de 6,2% em relação a 2018.
Battistella é também o presidente do Conselho de Administração da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (APROBIO), liderando a defesa do setor no desenvolvimento de uma política nacional de biocombustíveis. “Quero compartilhar minhas experiências por meio deste novo canal de comunicação e construir uma jornada de reflexão e conhecimento sobre o que há de mais avançado em bioenergia para a construção de um mundo melhor e mais sustentável. Conto com todos que queiram contribuir nessa jornada e juntos construir um legado para as futuras gerações”, completa o empresário. (Assessoria)