Maior feira mundial de bioenergia começa hoje, 13, em Sertãozinho(SP)

Com expectativa de gerar mais de R$ 8,3 bilhões em negócios, 30ª Fenasucro & Agrocana segue até sexta-feira, dia 16, com foco na transição energética global; Governador de SP e o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária estão confirmados na cerimônia de abertura, às 15h

Com discussões sobre transição energética, mobilidade de baixo carbono e políticas sustentáveis, além do lançamento de tecnologias e inovações para toda cadeia de bioenergia, tem início nesta terça-feira, dia 13, no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho (SP), a 30ª edição da Fenasucro & Agrocana – Feira Mundial da Bioenergia.

Referência no setor, a programação de conteúdo do evento tem início às 8h, com o lançamento do Núcleo Estratégico de Pessoas da Bioenergia (NEP Bio), no Auditório Zanini. Trata-se de uma iniciativa do CEISE Br destinada a aprimorar a gestão profissional nas indústrias.

Já às 13h30 começa a Conferência da Datagro & CEISE Br, na Arena de Sustentabilidade. Na oportunidade, o presidente da Datagro, Plínio Nastari, apresentará uma visão aprofundada sobre as tendências e desafios da bioenergia.

Na sequência, às 15h, será realizada a cerimônia de abertura oficial da Fenasucro & Agrocana, com a presença de autoridades políticas e civis. O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas; e o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária, Julio Ramos, representando o ministro Carlos Fávaro, estão confirmados para a cerimônia.

“A Fenasucro & Agrocana se destaca como um ponto de encontro fundamental para a bioenergia. A participação de líderes do setor debatendo temas relevantes e a presença de representantes de 53 países reforçam a importância deste evento”, afirma o diretor da feira, Paulo Montabone.

Em seus quatro dias, a Fenasucro & Agrocana – que tem apoio oficial do CEISE Br e organização e promoção da RX Brasil -, espera superar os R$ 8,3 bilhões em negócios gerados no ano passado e seguir como epicentro para a apresentação de novas tecnologias e tendências, a partir da exposição de mais de três mil produtos de marcas nacionais e internacionais.

 Rodada de Negócios

Em programação paralela à Fenasucro & Agrocana, o Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution – uma parceria entre o Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) – promove as rodadas de negócios internacionais, no Hotel TRYP by Wyndham em Ribeirão Preto/SP.

 Neste ano, as rodadas de negócios reunirão 60 empresas nacionais que terão a oportunidade de ofertar seus produtos e serviços em reuniões individuais para 20 potenciais compradores de engenhos, usinas e grupos açucareiros vindos da Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru e Uruguai.

O evento conta com plantão do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) para esclarecer dúvidas e orientar sobre os programas de apoio ao setor sucroenergético e à exportação. Além disso, neste ano, terá a visita do ministro da Indústria do Açúcar da República de Fiji, Charan Singh.

Para o diretor-executivo do Apla, Flavio Castellari, esta será uma das missões mais importantes da programação anual do Projeto Brazil Sugarcane. “Vamos promover encontros e negócios entre o Brasil e diversos países, com o objetivo de apresentar toda a diversidade de soluções brasileiras para a produção de bioprodutos derivados da cana-de-açúcar. O Brasil é a principal referência no setor sucroenergético global e, por meio dessas missões, contribuímos para o desenvolvimento sustentável do setor em nível mundial”, afirma.

 O grupo de estrangeiros também visitará a Fenasucro & Agrocana para conhecer os estandes e as novidades em inovação, e conhecerá a Usina Viralcool e o Instituto Agronômico Campinas (IAC). (Assessoria)

 

Veja Também

Artigo/No futuro da mobilidade sustentável, o Brasil está presente

*Mirian Tomé Se tem uma tecnologia 100% nacional, disruptiva e consagrada mundialmente e, da qual …