Maior parque eólico offshore do mundo será inaugurado na Irlanda

O maior parque eólico offshore (em alto-mar) do mundo será inaugurado hoje na costa noroeste da Inglaterra, pelo grupo de energia dinamarquês Orsted. É o projeto Walney Extension.

O parque eólico tem uma capacidade de 659 megawatts (MW), o suficiente para abastecer 600 mil casas, ultrapassando o outro parque eólico offshore chamado London Array, na costa leste da Inglaterra, que tem 175 turbinas e uma capacidade de 630 MW.

A Walney Extension terá 87 turbinas construídas pela multinacional espanhola a Siemens Gamesa e a produtora de turbinas eólicas MHI Vestas. Vão ocupar uma área de 145 km², o que equivale a 20 mil campos de futebol.

As 40 maiores turbinas eólicas em operação global serão produzidas pela MHI Vestas, cada uma com 8 MW e 195 metros de altura. A Orsted afirma que essas tubinas foram projetadas para otimizar energia e gerar até 8,25 MW.

Segundo Matthew Wright, diretor-geral da Orsted no Reino Unido, o sucesso da Offshore britânica tem relação com o apoio do governo. “Nos últimos 10 anos, o governo tem apoiado a energia renovável e a energia eólica offshore no Reino Unido, levando prosperidade a esse tipo de indústria”, disse Wright à agência de notícias Reuters.

A Grã-Bretanha é o maior offshore de energia eólica do mundo, abrigando 36% da capacidade eólica offshore em torno do globo, conforme a Global Wind Energy Council mostrou.

A Wlaney Extensions foi um dos primeiros projetos de energia renovável a garantir o subsídio chamado Contrato por Diferença (CFD, na sigla em inglês) do governo britânico em 2014. O Contrato por Diferença consiste em um contrato de privado entre um gerador de eletricidade que utiliza baixo carbono e a Companhia de Contratos de Baixo Carbono (LCCC), que é uma empresa estatal introduzida como parte do programa de Reforma do Mercado de Eletricidade (EMR) britânico. Isso proporciona maior segurança e estabilidade das receitas aos geradores de eletricidade, reduzindo suas exposições a preços de atacado voláteis e protegendo os consumidores de pagar por maiores custos de suporte quando os preços da eletricidade estiverem muito elevados.

O contrato da Walney Extension precifica a eletricidade com um mínimo de £ 150, algo em torno de US$ 195, por megawatt hora (MWh) durante 15 anos. Desde que foi concedido, o custo de energia eólica offshore caiu drasticamente para um mínimo de £ 57,70 libras por MWh no último leilão realizado em 2017.

A Walney Extension é um projeto de propriedade compartilhada entre a Orsted, com 50%, e dois fundos de pensão dinamarqueses, PFA e PKA, cada um com 25%. Época Negócios

Veja Também

Aprovado crédito para expansão do maior complexo de energia solar da América Latina

Empreendimento, em Minas Gerais, acrescenta 422MWp ao Complexo Solar Janaúba, elevando sua capacidade instalada para …