O estado de Minas Gerais recebe atualmente um investimento de R$ 8 milhões para a construção de duas usinas solares na cidade de Iguatama para um novo serviço de assinatura no território mineiro. Trata-se projeto lançado este mês pela Gera Soluções, pertencente do Grupo Gera, empresa nacional que atua com comercialização e geração de energia renovável no País.
Os dois complexos fotovoltaicos estão sendo construídos pelas empresas Watt e Energea, que devem inaugurar os empreendimentos, de 2,5 megawatts (MW) cada, entre março e abril deste ano. A Gera Soluções é parceira nestes projetos e passa a oferecer a assinatura para consumidores residenciais e pequenas e médias empresas que buscam reduzir custos e aumentar competividade no mercado.
O serviço de assinatura de energia solar tem crescido exponencialmente na região, impulsionado pela ausência de necessidade de investimento próprio num sistema de geração de eletricidade no telhado ou num pequeno terreno, além do baixo custo do serviço e redução nas despesas com tarifas da conta de luz.
Com o maior desconto em tarifas de energia no modelo de assinaturas no País, o serviço vai atender residências, comércios, indústrias e propriedades rurais que possuam um gasto médio com eletricidade igual ou superior a R$ 500 por mês. A economia média desses contratos deve ser de até 21% para os consumidores. ”
Temos o objetivo de atender cerca de 400 clientes no primeiro trimestre deste ano oferecendo planos com alta economia para quem não possui espaço ou não pode instalar painel solar no telhado e que deseje economia imediata na conta sem investimento. E, a partir do primeiro trimestre, devemos expandir para atender mais clientes e em outros estados”, comenta Ramon Oliveira, diretor do Grupo Gera.
Os assinantes contarão também com acompanhamento em tempo real do consumo e da economia gerada via aplicativo, além de um consultor especializado para tirar dúvidas e atender as demandas durante a vigência do contrato.
Energia solar em Minas Gerais
O estado de Minas Gerais continua na liderança da geração solar distribuída no Brasil e superou recentemente a marca de 800 megawatts (MW) instalados em telhados, fachadas e pequenos terrenos de residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos do território mineiro, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). De acordo com a entidade, Minas Gerais é responsável sozinha por 19,6% da capacidade total instalada de energia solar distribuída.
Somadas, são mais de 68 mil conexões operacionais no estado mineiro, abrangendo em torno de 98% dos 853 municípios da região. Ou seja, quase não há localidade em Minas que não tenha pelo menos um sistema fotovoltaico em operação. Atualmente, são cerca de 96 mil consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz, além de mais liberdade de escolha, previsibilidade e proteção contra reajustes tarifários. Divulgação