Parque eólico da Enel Green Power entra em operação

A Enel Green Power (EGP) conectou à rede o parque eólico de Dois Riachos, que está localizado no estado da Bahia, no Nordeste do Brasil, e é a primeira parte do complexo de 118 MW de energia eólica de Serra Azul a entrar em operação. Com uma capacidade instalada de 30 MW, Dois Riachos será capaz de gerar mais de 140 GWh por ano, o equivalente às necessidades de energia de mais de 70.000 domicílios brasileiros, e evitará a emissão anual de cerca de 14.000 toneladas de CO2 para a atmosfera.

O complexo de energia eólica de Serra Azul será composto por outros três parques eólicos: Damascena (30 MW), Maniçoba (30 MW) e Esperança (28 MW). Quando em operação, o complexo será capaz de gerar mais de 500 GWh por ano – igual ao consumo de cerca de 280.000 domicílios brasileiros – evitando a emissão de mais de 50.000 toneladas de CO2.

Serra Azul é de propriedade do Parque Eólico Serra Azul Ltda, uma subsidiária da Enel Brasil Participações Ltda. A energia gerada pelo complexo será principalmente vendida por meio de contratos de fornecimento de energia no mercado regulado.

A EGP está investindo aproximadamente 220 milhões de dólares na construção de Serra Azul, em linha com as metas de crescimento estabelecidas em seu plano estratégico atual. Este investimento é parcialmente financiado com empréstimos da International Finance Corporation, um membro do Grupo Banco Mundial; e do Itaú Unibanco SA. Ambos os empréstimos estão relacionados com a construção de parques eólicos no Nordeste do Brasil.

A Enel Green Power é a empresa do Grupo Enel totalmente dedicada ao desenvolvimento e à gestão de fontes de energia renováveis em âmbito internacional, com operações na Europa, nas Américas, na África e na Ásia. Com capacidade de geração de aproximadamente 32 bilhões de kWh em 2014 a partir de fontes hídricas, solares, eólicas e geotérmicas – o suficiente para atender às necessidades de energia de mais de 11 milhões de lares – a Enel Green Power é uma empresa líder mundial no setor, graças ao seu mix de produção bem equilibrado, proporcionando volumes de geração bem acima da média do setor. A empresa tem uma capacidade instalada de cerca de 10.000 MW a partir de uma mistura de recursos, incluindo energia eólica, solar, hidroelétrica, geotérmica e biomassa. A empresa tem cerca de 740 usinas operando em 17 países.

Na América Latina, a Enel Green Power opera usinas de energia renovável no Brasil, Chile, Costa Rica, Guatemala, México, Panamá e Uruguai, com uma capacidade total instalada de mais de 2.000 MW. Além dos 30 MW recém-adicionados no Brasil, a companhia opera 442 MW de capacidade eólica instalada no México, 283 MW no Brasil, 340 MW no Chile, 24 MW na Costa Rica e recentemente colocou em operação um parque eólico de 50 MW no Uruguai. A empresa também tem 732 MW de energia hidrelétrica e 178 MW de capacidade solar instalada em toda a região. A Enel Green Power, que tem um século de experiência em energia geotérmica, está construindo a unidade de 38 MW de Cerro Pabellon no Chile, a primeira usina geotérmica da América do Sul, com a petrolífera nacional ENAP. Assessoria de imprensa

 

 

Veja Também

Autonomia energética nas indústrias: tecnologia híbrida para geração e armazenamento

Segundo dados da ABSOLAR, a energia solar no Brasil acaba de atingir um marco histórico: 50GW …