Primeira colhedora de cana da Valtra, BE1035 chega com evoluções eletrônicas e melhor sistema de telemetria do segmento agrícola

 

Referência no setor sucroalcooleiro, a Valtra está sempre à frente do mercado no desenvolvimento de soluções específicas para o segmento canavieiro. E agora, com o lançamento da BE1035 – primeira colhedora de cana da marca – promove uma verdadeira revolução na colheita, pois consegue entregar tudo o que o produtor realmente busca: alta produtividade e economia.

“Por ser uma marca que atua há muitos anos no setor sucroalcooleiro, a Valtra conhece todas as particularidades do segmento, e agora, passa a oferecer em seu portfólio uma máquina perfeita para colher em canaviais de alta produtividade. E, o melhor: a colhedora de cana é de alta performance, mas é econômica, pois foi desenvolvida com um motor ajustado para ter baixo consumo de combustível, baixa emissão de poluentes e, ainda, maior vida útil. Além de um pacote de soluções que combina uma cabine confortável, pensada de forma ergonômica para o operador e com um sistema eletrônico desenvolvido realmente para facilitar o trabalho no campo”, destaca Marco Antônio Gobesso, gerente de marketing de equipamentos de cana-de-açúcar AGCO.

Gobesso exalta ainda que as soluções de eletrônica desenvolvidas para essa máquina vão mudar, por completo, os processos da colheita, tornando-os mais eficazes. Isto porque a AGCO desenvolveu para esta colhedora um novo sistema de telemetria que até o momento não havia sido aplicado no segmento agrícola. A novidade, implementada pela primeira vez em um equipamento do grupo, vai permitir o monitoramento da máquina em tempo real, quer seja da fábrica, da concessionária Valtra ou até mesmo do cliente.

 “Por meio do sinal de celular, a máquina emite em tempo real suas condições de funcionamento, o que permite que ela seja monitorada constantemente. Então, da fábrica é possível saber se ela teve ou terá alguma necessidade de ajuste. Eu consigo identificar até se o operador está fazendo alguma coisa errada como, por exemplo, colher com a velocidade acima da recomendada. Assim, é possível orientar os clientes a melhor forma de aprimorar o rendimento da colhedora”, explica o gerente.

Para comemorar o lançamento deste novo produto em seu portfólio, a Valtra está oferecendo gratuitamente este serviço de monitoramento a todos os clientes que fecharem negócio até o fim desta safra. “Isso será feito até o fim da safra 2015, sem custo nenhum para o cliente. Nós vamos mostrar que nossa colhedora é única, e ao adquirir a máquina, eles poderão contar com todo o apoio da fábrica e de nossos concessionários”, ressalta.

Outra inovação da colhedora da Valtra é a chave, pode parecer algo simples, mas não é. Isto porque essa chave cartão da BE1035 pode ser codificada para diferentes níveis de acesso. O que quer dizer que a colhedora quando acionada com uma chave-cartão (similar a um cartão de crédito), vai trabalhar de acordo com o que foi configurada. E essa programação pode variar segundo o nível de especialidade do profissional. “A ideia é tirar do operador a responsabilidade de regulagem do equipamento, e assim, garantir que a colhedora opere sempre nas melhores condições. Diversas pessoas podem operar o equipamento, mas como o cartão é personalizado, apenas quem é autorizado para alterar a configuração, poderá fazê-lo. Ou seja, quem regula a máquina, que pode ser o líder ou coordenador de colheita, vai programá-la e deixá-la pronta para uso, e, assim, o operador não precisará se preocupar com a programação da máquina. Como é uma colhedora de operação simples, isso acaba diminuindo o problema que as usinas têm também com falta de mão de obra qualificada”, esclarece Gobesso.

Com o lançamento da BE1035, a Valtra alcança novo patamar no segmento sucroalcooleiro, no qual já é líder de vendas de tratores de alta potência. A colhedora também é um marco na história da AGCO, empresa detentora da Valtra, por ser a primeira máquina produzida na fábrica da AGCO de Ribeirão Preto (São Paulo).  “Agora a Valtra é a única marca brasileira com solução completa para o setor canavieiro. Somos os únicos a fabricar e comercializar equipamentos para todo o ciclo da cana: carregadoras, transbordos, plantadoras, pulverizadores, tratores, colhedoras e máquinas para recolhimento de palha e biomassa, como enfardadoras e enleiradores”, ressalta o gerente.

Para completar essa nova fase, a Valtra ainda investirá numa estratégia diferenciada junto aos concessionários a fim de garantir o suporte adequado aos clientes das colhedoras BE1035. “Seremos, fábrica e rede, uma estrutura capaz de oferecer além de produtos, peças e serviços, uma assessoria na gestão das atividades da máquina em busca da melhor condição de custo-benefício. O lançamento da colhedora BE1035 é um divisor na história da Valtra no setor canavieiro. E, agora, com essa nossa nova estratégia de suporte, a marca terá total condição de atender às necessidades do setor com mais eficiência”, conclui o gerente.

Conheça agora outros diferenciais da colhedora BE1035:

Motor ACGO Power

Desenvolvida para trabalhar com qualidade em todo tipo de canavial, a colhedora da Valtra é equipada com o motor AGCO Power 9.8L de 350cv, que fornece respostas à altura das exigências de uma colheita de alta performance com baixos níveis de consumo e maior vida útil, resultado do melhor ajuste da sua relação torque/rpm. Mesmo na potência mais alta, proporciona o máximo de desempenho com o mínimo de ruído e consumo, e apresenta uma injeção de alta pressão e um sistema de resfriamento de ar eficaz que ajudam a controlar as emissões de gases. Outro diferencial da colhedora Valtra BE1035 é a caixa principal de 5 saídas, que permite a divisão ideal da potência do motor para todo o sistema hidráulico, bombas e motores. Assim, não ocorrem perdas por sistemas sub ou superdimensionados. A máquina utiliza óleo sintético de alta performance, mantendo a temperatura inferior a 70 graus. E ainda possui a exclusiva lubrificação forçada através da bomba central, proporcionando redução de paradas e aumento da disponibilidade mecânica.

Cabine ergonômica

Confortável, espaçosa, silenciosa e funcional, a cabine da BE1035 foi projetada de acordo com as normas ISO para facilitar a operação. Possui telas touchscreen, que são simples de manusear e que mostram informações sobre o trabalho da máquina. Os controles de transmissão e direção foram ergonomicamente posicionados para serem acionados no painel de comando e no joystick. Além disso, o sistema de ar-condicionado é digitalmente ajustado, trazendo mais conforto para que as jornadas de trabalho possam ser mais longas e produtivas. Vale mencionar ainda, que é e a única cabine de equipamento agrícola com faróis de LED, quem tem mais eficiência e maior vida útil. Outras inovações da cabine são: limpador para-brisa e lavador, alarme de ré com farol de segurança, espelhos retrovisores e duas portas.

Tecnologia embarcada

A BE1035 é totalmente apta a trabalhar com agricultura de precisão, por isso, já sai de fábrica com alta tecnologia embarcada. Com base em informações do sistema GPS, o piloto automático facilita a colheita e mantém a máquina no traçado exato, evitando falhas na hora da colheita. Também possui sensores espalhados pelo interior da cabine para o monitoramento de seu funcionamento.

Frente intercambiável

A BE1035 é a única colhedora existente com frentes intercambiáveis, atendendo a todos os espaçamentos existentes, colhendo 1 linha, 2 linhas e combinado.

Corte de pontas

Seu design inovador permite melhor visibilidade e acesso para manutenção sem comprometer o desempenho.

Conjunto picador

É composto por dois rolos de quatro lâminas. A saída do rolo picador com rolo lançador, bandeja guia e defletores laterais no cesto foi desenvolvida para melhorar o direcionamento e minimizar o acúmulo de toletes entre a base do giro e chassi.

Rolos alimentadores

Têm um sistema hidráulico com bomba de engrenagem para seu acionamento e mancais de montagem de externa, o que facilita a remoção para manutenção.

Alta capacidade

A BE1035 tem baixos índices de perda e a melhor limpeza da categoria.

Mais capacidade de arrefecimento

Conjunto do sistema de arrefecimento composto de radiador único (água + óleo + intercooler + ar-condicionado + diesel). O sistema localizado atrás da cabine e acima da estrutura da caixa do motor tem menor exposição ao contato de impurezas vegetais e minerais. Além disso, a cada 11 minutos, o ventilador reverte automaticamente por 20 segundos, limpando o compartimento.

Sobre a Valtra

A linha de produtos Valtra inclui tratores de 50 a 375 cavalos, colheitadeiras, implementos e pulverizadores. No Brasil desde 1960, a empresa possui forte presença no segmento canavieiro, sendo a primeira empresa do setor a se instalar no país. A Valtra conta hoje com uma rede de mais de 160 pontos de venda e assistência técnica no país, além de 13 distribuidores nos demais países da América Latina. A Valtra é uma das marcas pertencentes ao Grupo AGCO. Para saber mais sobre a Valtra, produtos e serviços visite nosso site www.valtra.com.br

Sobre a AGCO

AGCO (NYSE: AGCO) é uma das líderes mundiais em concepção, fabricação e distribuição de equipamentos agrícolas. Para apoiar a maior produtividade no campo a AGCO oferece uma linha completa de produtos que inclui tratores, colheitadeiras, equipamentos para fenação e forragem, pulverizadores, equipamentos para preparo de solo, implementos, peças de reposição e sistemas de armazenagem de grãos e produção de proteína.  Os produtos AGCO são vendidos por meio das cinco marcas Challenger ®, Fendt®, GSI®, Massey Ferguson® e Valtra® e distribuídos globalmente por uma rede de 3.070 concessionárias e distribuidores independentes, em mais 140 países. A AGCO tem sua sede em Duluth, Georgia, USA. Em 2014, a AGCO teve vendas líquidas de US$9,7 bilhões. Para mais informações, visite www.agcocorp.com.

Assessoria de imprensa

 

Veja Também

Autonomia energética nas indústrias: tecnologia híbrida para geração e armazenamento

Segundo dados da ABSOLAR, a energia solar no Brasil acaba de atingir um marco histórico: 50GW …