‘Expresso – A estratégia de transformação dos serviços públicos do Estado de Goiás’ foi um dos trabalhos do Governo de Goiás selecionados para apresentação no XI Congresso Consad de Gestão Pública, realizado nesta semana, em Brasília, entre os dias 22 e 24 de março. O evento, que reúne as melhores práticas de gestão pública do país, teve como tema principal neste ano a ‘Inovação e Modernização Administrativa para os Estados’.
Dentro da categoria Governo Digital, o programa Expresso foi apresentado pela superintendente da Central de Transformação Pública da Sead, Vânia Marçal Bareicha, em painel concorrido, no primeiro dia do congresso. Bareicha explicou que o programa foi criado a partir da necessidade de transformar o atendimento ao cidadão, oferecendo a oportunidade de acesso aos serviços públicos de forma democrática, com qualidade e cobertura de todas as regiões do Estado.
“O objetivo maior é desburocratizar o atendimento, ofertando mais agilidade, clareza e respeito ao cidadão, buscando a melhoria da experiência dos usuários no serviço público”, resumiu a superintendente. O Expresso reúne hoje mais de 100 serviços estaduais, totalmente digitalizados, no portal expresso.go.gov.br. Estão disponíveis ainda outros canais de atendimento, como o aplicativo Expresso e terminais de autoatendimento (Expresso Totem) distribuídos pelo Estado.
Outras duas modalidades oferecem interação híbrida (virtual e presencial), com intermediação de um servidor: Expresso Balcão – uma parceria com as prefeituras, e Expresso Correios, com atendimento nas agências dos Correios, em 62 municípios. O objetivo de manter serviços com auxílio de um servidor é promover a inclusão de quem ainda não possui acesso à internet ou apresenta dificuldades no manuseio de equipamentos digitais.
A superintendente explicou ainda que, além da questão da digitalização do atendimento, o Expresso faz parte de uma transformação digital promovida pelo Governo de Goiás, que vai além da oferta de serviços nos canais digitais. “Isso porque, para que o programa pudesse funcionar, foi necessária uma série de medidas e ações para promover, antes, a desburocratização dos serviços e processos, deixando a administração mais ágil, eficiente e transparente”, pontuou.
O Expresso foi desenvolvido em parceria entre a Sead, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e a Secretaria Geral da Governadoria (SGG). O trabalho apresentado no congresso é de autoria, além de Vânia Bareicha, da superintendente de Gestão Pública da Sead, Lara Borges Garcia Ferreira, do gerente de Governo Digital da Sedi, Fabiano Ribeiro Bueno, que acompanharam a apresentação do painel, e da Superintendente de Sistemas e Inovação da Sedi, Luiselena Luna Esmeraldo.
Para o gerente de Governo Digital da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Fabiano Ribeiro Bueno, o Congresso foi uma oportunidade de Goiás evidenciar todo o processo de transformação digital. “Pudemos mostrar que em pouco mais de dois anos saímos do analógico para uma plataforma que disponibiliza mais de 100 serviços totalmente interativos, de forma online, estando ao alcance da população, sete dias da semana e 24 horas por dia”, ressaltou. Secom