Projeto inédito de cogeração de energia a partir de biomassa de eucalipto tem turbina TGM

A busca mundial por fontes alternativas na geração de energia elétrica é constante e tem fortalecido muito o conceito de queima de eucaliptos oriundos de florestas plantadas. O Brasil está plenamente inserido nestas tecnologias e é o pioneiro em alguns casos. Em 2014, foi inaugurada a primeira planta de cogeração de energia a vapor a partir da queima de biomassa de eucalipto, no Complexo Industrial de Aratu, em Candeias, BA. Este projeto, pioneiro no setor petroquímico e o primeiro da ERB (Energias Renováveis do Brasil) em parceria com a TGM, está em funcionamento e abastece a maior unidade da Dow, com energia limpa, substituindo parte do gás natural que abastece a empresa.

O equipamento fornecido é uma Turbina TGM de reação de 17 MW de potência, modelo BTE 32 com extração controlada que fornece dois tipos de vapor ao processo da Dow, sendo 17 e 6 bar (a) de pressão e, ainda, energia elétrica. Com este projeto, a Dow substituiu 150 mil metros cúbicos diários de gás natural, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa. A unidade tem capacidade para produção anual de 1,08 milhão de toneladas de vapor industrial e 108 mil MWh de energia elétrica.

O investimento de aproximadamente R$ 265 milhões é responsável pela geração de 1,3 mil empregos diretos e 3,4 mil indiretos, nas áreas industrial e florestal. A Turbina TGM instalada na Dow do Brasil utiliza práticas sustentáveis de geração de energia com tecnologia 100% nacional. Esta ação, além de reduzir as emissões de dióxido de carbono da planta em cerca de 170 mil toneladas por ano, traz benefícios para as pessoas, para o meio ambiente e para o crescimento da região.

“Este projeto proporcionará ainda a cogeração de 12 MW de energia, que será comercializada por meio da rede elétrica da Bahia. Essa quantidade é suficiente para suprir o consumo mensal de 56 mil casas”, disse Carlos Palleta, gerente de desenvolvimento de Negócios da Unidade Turbinas.

Sobre a TGM

Sediada em Sertãozinho, SP, a TGM constitui as Unidades de Turbinas, Transmissões e Serviços, possui também outras três empresas sendo em Maceió, AL, em São José dos Campos, SP e em Nürnberg, na Alemanha e está presente em mais de 40 países com mais de 550 clientes atendidos anualmente. Com infraestrutura e tecnologia avançadas, equiparadas às maiores fábricas do mundo, a TGM é considerada a maior empresa da América Latina no segmento de turbinas a vapor, redutores e serviços. Em equipamentos novos são mais de 1.000 turbinas, 1.300 redutores planetários e 550 redutores de eixos paralelos fabricados. Em serviços como revisão, recuperação, modernização e outros mais de 2.800 turbinas, 2.000 redutores planetários e 1.000 redutores de eixos paralelos passaram pela TGM. Assessoria de imprensa

Veja Também

Usinas investem em qualificação com o Programa Capacitar para comunidade e colaboradores

CRV Industrial de Carmo do Rio Verde, Capinópolis, além de Rubi S.A. contrataram 91 profissionais …