Está confirmado para o dia 13 de dezembro o lançamento do Programa RenovaBio. Será durante o Workshop “Etanol – RenovaBio 2030”, promovido pelo Ministério de Minas e Energia – MME, no auditório do ministério, em Brasília. O Programa tem o objetivo de incentivas a expansão da produção de biocombustíveis no Brasil. A meta é dobrar a produção de etanol até 2030, o que elevará para 18% a participação do biocombustível na matriz energética brasileira.
A iniciativa do governo federal nasceu pós ratificação do acordo firmado na COP 21, em Paris, de reduzir a emissão de gases de efeito estufa.
O Brasil produz, em média, cerca de 30 bilhões de litros de etanol por safra. O RenovaBio que elevar essa marca em 20 bilhões de litros por ano/safra.
A sociedade em geral poderá participar do debate do programa através de consulta pública. “Estamos abertos àqueles que queiram dar sua contribuição, sua crítica. O país precisa das contribuições do setor privado, pois o governo não pode e não deve querer tolher ou mensurar qualquer tipo de ganho (desse setor). O que compete ao governo, e seremos implacáveis, é garantir serviço de qualidade a preço competitivo para nossa população. Isso sim é papel do governo, como formulador de política: estabilizar as regras claras, auxiliando naquilo que for possível, para que possamos dar à iniciativa privada as condições de poder fazer seus investimentos”, disse o ministro em recente evento da UNICA.
Redação do Canal-Jornal da Bioenergia