Rubi S.A. já doou quase 14 mil mudas de árvores em 2024

Usina goiana reforça compromisso com a preservação ambiental do Cerrado

A usina bioenergética Rubi S.A., localizada em Rubiataba (GO), atingiu a marca de 13.874 doações de mudas de árvores nativas e frutíferas do Cerrado entre janeiro e outubro deste ano. Essas plantas têm sido usadas na manutenção e recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP), além de apoiar projetos ambientais, beneficiar a comunidade e auxiliar na recuperação de nascentes.

Com foco na preservação da biodiversidade, a usina cultiva as mudas a partir de sementes coletadas localmente, em um viveiro com capacidade para 50 mil unidades. Após quatro meses de cultivo, as plantas são doadas, sendo manejadas de forma diferenciada para cada espécie. A torta de filtro, um fertilizante orgânico proveniente do processamento da cana-de-açúcar, é aplicada no momento da preparação do composto (terra, areia e adubo). No entanto, algumas espécies, como a mutamba, jambo do Pará e ipês, não se adaptam bem a esse tipo de manejo.

A equipe da usina realiza visitas in loco para avaliar o solo e o ambiente, selecionando as espécies mais adequadas às condições de cada região. A irrigação é feita manualmente, com controle rigoroso para evitar desperdícios de água.

Com práticas sustentáveis, a Rubi S.A. adota a irrigação controlada de duas a três vezes por dia e utiliza materiais orgânicos no cultivo. “O objetivo da usina é manter as doações como uma das principais iniciativas de responsabilidade ambiental, contribuindo para a preservação do Cerrado e o desenvolvimento sustentável da região”, pontua a Supervisora Ambiental da unidade, Renata Batistela. (Assessoria Rubi S.A.)

Veja Também

Autonomia energética nas indústrias: tecnologia híbrida para geração e armazenamento

Segundo dados da ABSOLAR, a energia solar no Brasil acaba de atingir um marco histórico: 50GW …