Divulgação/Itaipu

Seminário debate na Câmara o futuro do mercado de energia elétrica

 A Frente Parlamentar Mista em Defesa das Energias Renováveis, Eficiência Energética e Portabilidade da Conta de Luz realiza seminário, nesta quarta-feira (9), com o tema “O Novo Prosumidor – um debate sobre geração distribuída, energias renováveis, eficiência energética e portabilidade da conta de luz no contexto da economia de baixo carbono”. O evento é realizado em parceria com o EcoCâmara (Comitê de Gestão Socioambiental da Câmara dos Deputados) e com a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel).

Participaram do seminário representantes dos ministérios de Minas e Energia e do Meio Ambiente e os deputados Antonio Carlos Mendes Thame (PV-SP), Fábio Garcia (PSB-MT), João Fernando Coutinho (PSB-PE), além do coordenador-geral do Ecocâmara, Luiz Vicente.

Simulação e carro elétrico
Na oportunidade, estará à disposição dos participantes um totem para calcular o quanto cada consumidor cativo, como o residencial, pagaria um valor menor na sua conta de luz, se pudesse comprar energia no mercado livre.

O cálculo é feito a partir de um programa de computador desenvolvido pela Abraceel, com base no preço médio do produto no ambiente livre e nas tarifas de energia das distribuidoras. Ele exige apenas que o usuário escolha a região e a distribuidora que o atende, e digite o valor da fatura paga mensalmente. Ao final do evento, os participantes terão a oportunidade de fazer um teste em um carro elétrico.

Prosumidor
A Frente Parlamentar Mista em Defesa das Energias Renováveis, Eficiência Energética e Portabilidade da Conta de Luz é coordenada pelo deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PV-SP). Segundo ele, o objetivo da frente é inserir, na agenda política, temas fundamentais para o desenvolvimento do setor elétrico.

O parlamentar lembrou que tramita na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, respectivamente, o Projeto de Lei 1917/15 e o Projeto de Lei do Senado 232/16. Ambos promovem alterações no modelo comercial do setor elétrico e asseguram a portabilidade da conta de luz a todos os brasileiros em 2023.

“Além do inalienável direito de escolha do seu fornecedor de energia, as mudanças propostas incentivam o uso de fontes renováveis de energia e criam uma nova figura no setor elétrico: o “prosumidor”, isto é, o consumidor que produz a sua própria de luz”, ressaltou Thame.

Painéis
O painel “O Futuro do Mercado Elétrico” terá como palestrantes o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino; o superintendente de assuntos econômicos e energéticos da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Jeferson Soares; o presidente executivo da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), Reginaldo Medeiros; e o presidente do conselho da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

O segundo painel ,“Economia de Carbono e Oferta de Energias Renováveis”, contará com as participações do professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Adilson de Oliveira; do presidente do conselho da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Nelson Colaferro; e do diretor técnico da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeoolica), Sandro Yamamoto. O evento está marcado para o auditório Freitas Nobre, da Câmara dos Deputados, das 8h30 às 13h.

 

Agência Câmara de Notícias

Veja Também

Emissões de gases no Brasil

Em 2023, as emissões brutas de gases de efeito estufa do Brasil foram de 2,3 …