Senado irá discutir isenção de IPI para veículos elétricos

A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) analisa, na terça-feira (13), 11 projetos de lei, entre eles, o que concede isenção de imposto nas operações com veículos elétricos. A proposta tem relatório favorável, na forma de um substitutivo.

Apresentado pelo senador Eduardo Amorim (PSC-SE), o Projeto de Lei do Senado (PLS) 415/2012 isenta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) os veículos elétricos produzidos nos países do Mercosul. A alíquota desse tributo varia de zero a 25%, dependendo do modelo do automóvel. Pagam mais os veículos com potência superior a 2.0 e movidos a gasolina.

Já aprovado pela Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul no ano passado, o projeto recebeu parecer favorável na forma de um substitutivo do relator na CMA, senador Paulo Rocha (PT-PA). O senador propôs um texto com dispositivos que evitem a perda de arrecadação de estados e municípios e que garantam que os fabricantes repassem para o preço ao consumidor a totalidade da isenção tributária.

Efeito Estufa

A comissão também pode votar o PLS 750/2015, que altera a Lei da Política Nacional sobre Mudança do Clima (Lei 12.187/2009) para adotar, como compromisso nacional voluntário adicional, ações para mitigar a emissão de gases de efeito estufa para os anos de 2025 e 2030. O projeto, do senador Jorge Viana (PT-AC), tem relatório pela aprovação do senador João Capiberibe (PSB-AP).

 Agência Senado

Veja Também

Cultivo da palma de óleo mantém floresta em pé e recupera áreas degradadas da Amazônia

Planta que dá origem a óleo vegetal mais consumido do mundo gera empregos e renda …