Parceiros de longa data em diversas ações de formação profissional, o Senai Goiás e a John Deere, empresa global de tecnologia que fornece, principalmente, software e equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal, vão inaugurar um novo centro de treinamento em Goiânia, em substituição à antiga estrutura instalada pela empresa na Escola Senai Canaã. Com um investimento conjunto de cerca de R$ 50 milhões, o complexo ampliará a capacidade de atendimento em qualificação de mão de obra para a agroindústria – principal cadeia produtiva do Estado –, em ambiente de ensino mais amplo, mais moderno e tecnológico.
A nova estrutura foi entregue às indústrias e à comunidade como parte do projeto de modernização do Sistema Indústria no Estado, em execução desde 2022 e que prevê investimentos de R$ 1 bilhão até 2026 nas escolas das instituições. “Estamos muito felizes com a inauguração do novo Centro de Treinamento em Goiânia. Desde 2001, em parceria com o SENAI Goiás, entregamos mais de 100 mil horas de treinamento, impactando quase 20 mil pessoas. Esse investimento reforça nosso compromisso em capacitar constantemente a comunidade do agronegócio, fortalecendo nossa presença no mercado. Ao longo de 23 anos, quase todos os funcionários de nossa rede passaram pelo Centro de Treinamento de Goiânia, destacando seu legado duradouro na formação profissional. Estamos confiantes de que essa iniciativa impulsionará ainda mais o desenvolvimento do agronegócio em todo o País”, afirma Emanuel Ritter, gerente de Treinamentos da John Deere para o Brasil.
Tecnologia de ponta e sustentabilidade
Com 5 mil m², o centro de treinamento é o maior da John Deere no Centro-Oeste, abrangendo cinco salas aulas, com capacidade para 160 alunos, laboratórios de agricultura digital e de precisão, além de colheitadeiras automatizadas, pulverizadores com inteligência artificial aplicada e muitas outras tecnologias de ponta, capazes de impulsionar a formação de profissionais altamente qualificados para a rede de concessionárias da empresa e para a comunidade. No novo CT, serão oferecidos cursos como de mecânico de máquinas agrícolas, eletrônica embarcada, fundamentos e diagnósticos em pulverizadores de defensivos, fundamentos e diagnósticos em colheitadeira de grãos e de agricultura de precisão, entre outros. “Temos aqui o que há de mais avançado no mercado de tecnologia voltada para a sustentabilidade do agronegócio. É um projeto arrojado, que marca o início de uma nova fase da parceria mantida há mais de 20 anos com a John Deere”, destaca o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e dos Conselhos Regionais do Sesi e Senai, Sandro Mabel. Fieg