MME

UHE Jirau é concluída e reforça Sistema Elétrico Brasileiro

A Usina Hidrelétrica Jirau obteve, a partir desta quarta-feira (23/11), a liberação comercial de suas últimas unidades geradoras. Desta forma, ela está completamente concluída e reforçando a segurança energética do País. O funcionamento dessas últimas máquinas foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), liberando as unidades geradoras 46 a 49, com 300 MW adicionados ao Sistema Elétrico Brasileiro. A medida consta no Despacho ANEEL nº 3.032/2016.

A usina faz parte do complexo de geração do Rio Madeira em Porto Velho (RO), junto com a Usina Hidrelétrica Santo Antônio e teve sua energia vendida nos Leilões A-5/2008 e A-3/2011, realizados respectivamente em 19/05/2008 e 17/08/2011, dos quais o Consórcio Energia Sustentável do Brasil – ESBR – sagrou-se vencedor. O empreendimento possui em seu projeto 50 turbinas do tipo bulbo, totalizando 3.750 megawatts de capacidade instalada.

A implantação do empreendimento faz parte de um conjunto de obras planejadas para dotar o país da infraestrutura de energia elétrica necessária para permitir o seu desenvolvimento com maior segurança. A UHE Jirau tem capacidade para fornecer energia elétrica suficiente para abastecer cerca de (seis milhões) de habitantes. Além de fornecer eletricidade para Sistema Interligado Nacional, a UHE Jirau abastece também o Sistema Acre-Rondônia.

O começo da operação comercial da usina foi no dia 6 de setembro de 2013, com a liberação de sua primeira unidade. Com a liberação dessas últimas máquinas, o empreendimento foi concluído e se encontra liberado para operação comercial. Ministério de Minas e Energia

Veja Também

Cultivo da palma de óleo mantém floresta em pé e recupera áreas degradadas da Amazônia

Planta que dá origem a óleo vegetal mais consumido do mundo gera empregos e renda …