O arquipélago Fernando de Noronha é um destino turístico que recebe mais de 60 mil visitantes por ano. Cerca de 70% do território pertence ao Parque Nacional Marinho, de proteção integral e considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, e os outros 30% são Área de Proteção Ambiental (APA). As iniciativas foram criadas para proteger as condições de vida da fauna e da flora e conciliar a ocupação humana com a proteção ao Meio Ambiente.
Para harmonizar os recursos ambientais e o turismo, a ilha precisa receber inovações constantes para manter a sustentabilidade do paraíso natural. O Grupo Neoenergia, por meio do Programa de Eficiência Energética da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), está investindo nas soluções WEG em energia solar para a geração e distribuição de energia elétrica na ilha.
Em julho de 2014, foi inaugurada a primeira usina solar fotovoltaica Noronha I, que já conta com tecnologia WEG. Agora, o Grupo Neoenergia finaliza a planta Noronha II, para a qual a WEG forneceu um sistema completo de usina solar fotovoltaica de 550,8 kWp. São 1.836 módulos de silício policristalino de 300 Wp, 18 inversores fotovoltaicos, estrutura metálica de suporte, sistema de supervisório e quadros.
Atualmente, a maior parte da ilha é abastecida por usina térmica a diesel e o investimento em energia solar representa uma economia de 400 mil litros de diesel por ano. As duas plantas vão fornecer cerca de 10% da energia consumida no arquipélago.
A Usina Solar Noronha II é resultado da parceria entre o Governo de Pernambuco, Administração da Ilha e a Companhia Energética de Pernambuco, e foi viabilizada pelo Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Canal- Jornal da Bioenergia